Mênade e sátiro diante de um “hermes”

-430/-410
Cratera-sino lucaniana com figuras vermelhas
Pintor de Pisticci

Tanto o sátiro quanto a mênade têm, em suas mãos, o tirso, carregado pelos membros do cortejo de Dioniso. Diante deles está, no entanto, um “hermes”, escultura itifálica do deus Hermes.

A escultura é um simples pilar de pedra que tem a cabeça do deus esculpida no topo e um enorme pênis ereto na parte média. Note-se o kerykeion, um dos atributos característicos de Hermes, “encostado” no pilar (considerar a bidimensionalidade da gravura).

O Pintor de Pisticci viveu na segunda metade do século -V e, embora seu estilo seja inspirado na cerâmica ática e ele pode ter aprendido o ofício em Atenas, parece ter trabalhado apenas na Grande Grécia. Acredita-se que foi ele um dos introdutores do estilo ático na cerâmica produzida pelas póleis gregas do sul da Itália (mais exatamente na Lucânia) entre -440 e -430.

Legenda original Terracotta bell-krater (mixing bowl), attributed to the Pisticci Painter. Period: Classical. Date: ca. 430–410 B.C. Culture: Greek, South Italian, Lucanian. Medium: Terracotta; red-figure. Dimensions: 12 5/16in. (31.3cm). Classification: Vases. Credit Line: Purchase by subscription, 1896. Accession Number: 96.18.57

registro nº1145
nº inventário96.18.57
licença de usodomínio público
abreviaturaNew York 96.18.57