logo
1128
1128X

A loucura de Héracles

-350/-320

Cálice-cratera de figuras vermelhas de Asteas. Pesto, Itália / Detalhe da Cena A

 
1128
Detalhe da Cena A.
 
1128a
Vista panorâmica
AcervoMadri, Museu Arqueológico NacionalInventário11094ImagemMarie-Lan Nguyen, 02/05/2008FonteWikimedia CommonsLicençaCC BY 2.5Iluminura1128
Comentários

A cena principal (ver Ilum. 1128a) mostra o momento em que Héracles, atingido por Lissa, a fúria, vai lançar o próprio filho na fogueira onde ardem vários objetos da casa. À esquerda do herói, a esposa Mégara foge apavorada, mão sobre a cabeça (gesto de horror).

Na parte de cima, enquadrando a figura de Héracles, há um painel dividido por colunas dóricas, representando Iolau, à direita do herói, e Alcmena, à sua esquerda. Lissa não aparece nesse detalhe do vaso, mas pode ser vista no desenho completo da cena (infra), à direita de Iolau:

f0201
Fig. 0201.

Abaixo da figura de Héracles, nítida inscrição identifica o autor do vaso: Α〈E?〉ΣΤΑΣ ΕΓΡΑΦΕ, ‘Asteas (me) pintou’. Inscrições acima de Lissa (gr. ΜΑΝΙΑ), de Iolau, de Héracles, de Alcmena e de Mégara identificam também esses personagens.

A cena foi possivelmente inspirada pela tragédia Héracles, de Eurípides; Taplin (2007, p. 143), no entanto, vê excessivas diferenças na imagem em relação à descrição de Eurípides, sem mencionar a ausência de Anfitrião, importante testemunha da morte da esposa e dos filhos do herói. Desse modo, Asteas pode ter representado outra versão do mito, ou de outra tragédia sobre o mesmo tema.