Codex Sinaiticus

330/360
Londres Brit. Libr. Additional Manuscripts 43725

O folio 202b corresponde a Mateus 6,4-32, passagem bíblica do Novo Testamento. Uma transcrição para o grego clássico com tradução para o inglês está disponível em links externos.

Este códex de pergaminho, conhecido em grego por Σιναϊτικός Κώδικας, é um dos dois mais importantes do Novo Testamento[1] e foi descoberto pelo erudito alemão Constantin von Tischendorf (1815/1874) em 1859, no Monastério de Santa Catarina, localizado bem ao lado do Monte Sinai, na parte sul da Península do Sinai. Eles contém dois apócrifos, além do Novo Testamento: a Epístola de Barnabé e partes de O Pastor de Hermas.

O manuscrito foi escrito em meados do século IV por quatro copistas bizantinos em unciais maiúsculas (sem sinais diacríticos, portanto), dialeto comum, no estilo que os eruditos chamam de Alexandrino; várias correções foram posteriormente efetuadas por outras mãos. O e xemplo acima é do copista A.

A disposição do texto em quatro colunas cuidadosamente arranjadas e alinhadas lembra os textos justificados que se tornaram padrão com a popularização dos livros impressos nos últimos séculos do II milênio. A primeira edição da parte principal do manuscrito foi publicada por Tischendorf em 1862.

Há, além do manuscrito conservado no Museu Britânico, algumas partes (em geral folhas) na Biblioteca da Universidade de Leipzig, Alemanha, no Monastério de Santa Catarina e na Biblioteca Nacional da Rússia, São Petersburgo.

registro nº1061
acervoLondres, Biblioteca Britânica
imagemLeszek Janczuk, 22/04/2010
licença de usodomínio público