Græcia Antiqua
i1054
Moeda com gorgoneion
-425 / -375
Dracma de prata cunhada em Apollonia Pontica.
grupo
acervo
Coleção particular
licença

O sítio de Apolônia (gr. Απολλώνια), situado nas margens ocidentais do Ponto Euxino (atual Mar Negro), foi ocupado no início do Bronze Antigo por populações relacionadas com os trácios. Nome atual: Sozopol, Bulgária.

A pólis arcaica de Anteia (gr. Ἄνθεια) foi fundada pelos gregos de Mileto por volta de -610, mas logo seu nome foi mudado em homenagem ao seu patrono, Apolo. Devido à grande quantidade de Apolônias no mundo grego ela é habitualmente chamada pelo nome romano, Apollonia Pontica, ʻApolônia do Pontoʼ.

A moeda acima, cunhada mais de um século após a fundação da pólis, traz um gorgoneion no anverso e uma âncora e um lagostim no reverso. O gorgoneion e a âncora são duas das principais características que permitem o reconhecimento dessas moedas.

Em iluminuras relacionadas há outras representações da cabeça de Medusa.

a iluminura no portal
iluminuras relacionadas
 
Medusa correndo, Pégaso e Crisaor.
Museu Arqueológico de Corfu
 
Joia com gorgoneion.
Stuttgart, Museu Nacional de Württemberg
 
Cabeça de Medusa (gorgoneion).
 
Lamentação sobre o corpo de Aquiles.
 
Escudo de prata com gorgoneion.
São Petersburgo, Museu Estatal Hermitage

Imprenta

Ilustração nº 1054
publicada em 11/02/2014.
Licença dos comentários: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Moeda com gorgoneion. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/img.asp?num=1054. Consulta: 19/09/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017