logo
1017
1017X

O relevo dos deuses, de Brauron

c. -400

Relevo de mármore pentélico da estoá do santuário de Brauron, Ática

AcervoMuseu Arqueológico de BrauronInventário1179-1180ImagemOphelia2, 11/02/2012FonteWikimedia CommonsLicençaDomínio públicoIluminura1017
Comentários

A identificação das figuras deste relevo votivo de 109×81×19 cm é ainda controvertida (Venit, 2003); sigo, basicamente, a interpretação de Kahil (1990).

À esquerda, sentado, provalmente está Zeus, a quem falta o cetro (para Venit, é o herói Corinto); as figuras à sua direita, pela ordem, devem ser Letó, Apolo e talvez Ártemis, mas provavelmente se trata de Ifigênia , a filha de Agamêmnon e Clitemnestra sacrificada pelo próprio pai em Áulis, pouco antes da Guerra de Troia.

“Ifigênia” corre em direção a Zeus, talvez com uma lança na mão direita, conduzindo algo com a esquerda. Vê-se as patas de uma corça (carruagem puxada por uma corça?) e a cabeça de uma figura que se acredita ser Ártemis, talvez sobre uma carruagem puxada por corças.

Talvez Ifigênia estivesse segurando uma tocha e não uma lança, sinalizando que o processo de assimilação Ártemis-Ifigênia-Hécate já estava em desenvolvimento nessa época.