Cena de escola ateniense
Cena de escola ateniense

Cena de escola ateniense

c. -480
Cálice ático de figuras vermelhas

Na cena superior, à D, um homem sentado observa, apoiado em um cajado; à E, um jovem toca a lira diante do mestre; no centro, o estudante lê ou recita o texto do papiro que o mestre lhe apresenta, escrito no antigo alfabeto ático:

ΜΟΙΣΑ ΜΟΙ
Α[Ν]ΦΙ ΣΚΑΜΑΝΔΡΟΝ
ΕΥΡ[Ρ]ΩΝ ΑΡΧΟΜΑΙ
ΑΕΙ[Ν]ΔΕΝ
Para mim, Musa,
pelo Scamandro
de largo curso começa
a cantar

Trata-se de um verso hexâmetro que tem sido associado a uma passagem de Estesícoro (-632/-553), mas a única menção conhecida do poeta ao rio troiano Escamandro, até o momento, é a do F 115-6 (= P. Oxy. 2619) e o texto do fragmento não corresponde ao texto da pintura.

Na cena inferior, à direita, outro homem sentado observa; à esquerda, o mestre demonstra o uso do aulo; no centro, outro professor provavelmente confere a lição escrita apresentada pelo aluno. O mestre tem um estilete (stilus) na mão e, em seu colo, uma tábua dupla aberta.

A cena sugere que a declamação, a lição de música (lira e aulo) e exercícios escritos eram aspectos importantes da vida escolar da época. Note-se que, com exceção de três estudantes, todos estão sentados. O homem sentado, com cajado nas mãos, pode ser um pedagogo, escravo encarregado de acompanhar as crianças de famílias abastadas à residência do professor; isso quando as aulas não ocorriam na própria casa do aluno.

Observar também, pendurados nas paredes, duas liras, dois cálices (vistos por trás), uma cesta e uma caixa com flautas (imagem de cima); um rolo de papiro, uma tabuinha de escrever, uma lira, um objeto em forma de cruz e um saco (imagem de baixo).

Veja, no primeiro link de nexus externi, uma foto do vaso original e informações adicionais de Kathleen Krattenmaker; na Fig. 0816 (imagines alterae), mais detalhes sobre o material usado pelos gregos para escrever.

registro nº0819
proveniênciaCerveteri, Itália
imagemEgisto Sani, 09/04/2007
0819a  Pottery Fan, 09/04/2009
licença de usoCC BY-NC-SA 2.0
0819a  CC BY-SA 3.00819b  CC BY-SA 3.0