Græcia Antiqua
i0762
Lamentação sobre o corpo de Aquiles
-560 / -550
Hídria coríntia de figuras negras do Pintor de Damon. Corinto.
acervo
imagem
Hervé Lewandowski, 1993
licença

Esta é uma cena de lamentação[1] diante do corpo do defunto, cerimônia intitulada πρόθεσις pelos gregos antigos e que envolvia a exposição do corpo e o choro intenso e dramático das mulheres da família. Há outros exemplos em iluminuras relacionadas.

Tétis e algumas das nereidas, tias de Aquiles, estão identificadas por inscrições em alfabeto arcaico, provavelmente o de Corinto. Uma das nereidas segura uma antiga lira, confeccionada com uma casca de tartaruga.

Notar o gorgoneion pintado no escudo do morto, embaixo do leito onde foi colocado. Mais informações sobre imagens da cabeça de Medusa e sobre as antigas liras em iluminuras relacionadas.

notas
  1. A lamentação é tema comum nas obras artísticas da Idade Média e do Renascimento que representam os lamentos de Maria e outros personagens em torno do corpo morto de Cristo. Em geral é a arte cristã que recorre a temas e convenções da arte grega; aqui, tomei emprestado um termo usualmente restrito à arte cristã para traduzir a palavra grega πρόθεσις — que originou a palavra portuguesa “prótese” —, que designa a parte da tradicional cerimônia fúnebre grega na qual mulheres da casa choravam de forma exagerada o morto diante de seu corpo, antes do cortejo fúnebre.
    Imagem: óleo sobre tela de David Kindt, 1631. Paris, Museu do Louvre, A. Dequier & M. Bard, cl / uso não comercial.
a iluminura no portal
iluminuras relacionadas
 
Lamentação e cortejo fúnebre.
 
Joia com gorgoneion.
Stuttgart, Museu Nacional de Württemberg
 
Escudo de prata com gorgoneion.
São Petersburgo, Museu Estatal Hermitage
 
Cabeça de Medusa (gorgoneion).
 
Moeda com gorgoneion.
Coleção particular
 
Lira.

Imprenta

Ilustração nº 0762
publicada em 14/06/2004. atualização: 14/07/2016.
Licença dos comentários: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Lamentação sobre o corpo de Aquiles. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/img.asp?num=0762. Consulta: 24/04/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017