logo
633
0633X

Péricles (-495/-429)

sæc. ii?

Busto com capacete coríntio. Cópia romana de mármore da obra atribuída ao escultor Crésilas (fl. -440

AcervoCidade do Vaticano, Museus VaticanosImagemMarie-Lan Nguyen, 2006FonteWikimedia CommonsLicençaDomínio públicoIluminura0633
Comentários

Observar o texto ‘Péricles, filho de Xantipo, ateniense’, escrito em grego, na base do busto: ΠΕΡΙΚΛΗΣ ΞΑΝΘΙΠΠΟΥ ΑΘΗΝΑΙΟΣ.

Péricles dominou a política da cidade de Atenas entre -454 e os primeiros anos da Guerra do Peloponeso. Seu programa de construções dotou a acrópole de Atenas de grandes monumentos como o Partenon, templo dedicado à deusa Atena.

Cresilas (gr. Κρησίλας) era um escultor cretense contemporâneo de Fídias. O busto de Péricles, originalmente realizado em bronze por volta de -430, é um dos mais antigos retratos que conhecemos. É claro que pode se tratar de uma obra ficcional, como a maior parte de bustos mais recentes, datados do Período Helenístico, mas o escultor era contemporâneo de Péricles e a possibilidade não é desprezível. É provável que a imagem do grande estadista tenha sindo muito idealizada — segundo críticos da Antiguidade, Cresilas costumava idealizar os traços para conferir um aspecto "nobre" aos seus modelos.

Segundo Plínio, o Velho (HN 34.53), Cresilas esculpiu uma "Amazona Ferida", assim como outros escultores, por causa de um concurso. Temos cópias romanas atribuídas às obras de Fídias e de Policleto, mas não é certo que uma das muitas outras que existem seja uma cópia da obra de Cresilas.

Veja algumas dessas cópias em iluminuras relacionadas.