Atena do Pireu

-360/-340
Estátua de bronze
Atribuição: Cefisodoto ou a Eufranor (fl. séc. -IV)

Em contraposição às usuais representações da deusa como guerreira, ligada à proteção armada da pólis, essa Atena tem postura menos austera e mais pacífica e acessível, evocando possivelmente seus atributos de protetora de diversos profissionais civis, como os arquitetos, escultores e tecelãos.

A expressão e a pose da deusa, em contrapposto, conferem à estátua esse aspecto relaxado e benevolente. A égide, que usualmente recobre todo o peito das Atenas “guerreiras”, é apenas uma faixa transversal que, juntamente com o capacete, tem a finalidade de identificar a deusa. Sua mão direita segurava alguma coisa, mas não parece ser uma arma — talvez uma representação da vitória (Nice), como na Atena Parthenos de Fídias [Ilum. 0280], pois a mão esquerda possivelmente se apoiava no escudo.

A estátua foi encontrada em 1959, no Pireu, enterrada juntamente com outras peças. Acredita-se que ela ficava originalmente em um dos santuários próximos, talvez o de Zeus Soter ou o de Atena Soteira (respectivamente ‘Salvador’ e ‘Salvadora’).

As Ilum. 0569a-d mostram alguns detalhes da escultura.

registro nº0569
acervoMuseu Arqueológico do Pireu
imagemGiovanni Dall'Orto, 14/11/2009
licença de usodomínio público