logo
394
0394X

O nascimento de Erictônio

-440/-430

Cena de cálice ático de figuras vermelhas do Pintor de Codro. Tarquinia

AcervoMuseus Estatais de Berlim, Coleção de AntiguidadesInventárioF 2537ImagemJohannes LaurentiusFonteSMB-DigitalLicençaCC BY-NC-SA 3.0 DEIluminura0394
Comentários

A parte central da cena exterior mostra Gaia saindo do chão com um bebê nos braços (Erictônio). A criança estende os braços em direção a Atena, que lhe estende os braços de volta; a deusa tem uma lança apoiada no braço esquerdo, está sem o capacete e traz a égide nas costas, provavelmente para não assustar o bebê com o gorgoneion e as serpentes.

No lado esquerdo da cena, Cécrops, inconfundível graças à sua metade serpente, observa a entrega da criança a Atena. No lado direito está Hermes, sem os atributos habituais, e logo atrás dele vemos Herse, a filha de Cécrops a quem o bebê será confiado.

Na cena do outro lado da taça, não mostrado aqui, estão as outras duas cecrópidas, Aglauro e Pandroso, conduzindo Erecteu e Egeu, futuros reis de Atenas, até a outra cena. Na cena do interior da taça, também não mostrada, Éos rapta Céfalo, também futuro rei de Atenas.

Todas as figuras são identificadas por inscrições e todos os reis representados usam coroas de folhas e têm um cetro nas mãos, assim como Hermes.