Græcia Antiqua

Atena parthenos

X
280
exp
Reconstituição de Neda Leipen da Athena parthenos de Fídias, originalmente na naos do Parthenon de Atenas.
-438
 
0280
Imagem principal.
 
0280a
Reconstrução conjetural da naos do Parthenon.
grupo
acervo
imagem
Maia C, 14/03/2009
fonte
licença
græcia antiqua
Iluminura 0280

A Atena Παρθένος, lit. a ‘virgem Atena’, gigantesca estátua criselefantina de 11,5 metros esculpida por Fídias para o parthenon de Atenas, hoje perdida, foi completada e dedicada em -438. No século V d.C. ela ainda estava em Atenas e pode ter sido posteriormente levada para Constantinopla, mas não se sabe realmente quando desapareceu.

De acordo com Pausânias (sæc. II) e Plínio, o Velho (23/79), a pele era de marfim e as vestes, de ouro. A deusa usava a égide, com uma cabeça de Medusa esculpida em marfim, e um elaborado capacete, encimado por uma esfinge central com um grifo de cada lado; segurava uma Nice, uma vitória alada, uma espada e tinha, aos seus pés, um escudo e uma serpente. Na parte exterior do escudo, relevos mostravam a cabeça de Medusa no centro, e em torno dela a luta com as Amazonas (amazonomaquia); na parte interior, representou-se a gigantomaquia. No pedestal, outra cena em relevo mostrava o nascimento de Pandora.

A estátua de Atena ficava no fundo da naos, tendo imponentes colunas dóricas atrás e dos lados, a face voltada para o pórtico leste. Diante dela, uma enorme bacia de água recobria todo o chão até a porta. Duas janelas laterais e a porta providenciavam luz, que se refletia na água e produzia grande efeito.

Veja, na Fig. 0280a, uma reconstrução conjetural e “romântica” da escultura na naos do parthenon.

Acredita-se que a Atena Varvakeion, cópia romana de mármore de original do fim do sæc. -III, reproduz o aspecto geral e talvez alguns detalhes da estátua de Fídias (iluminuras relacionadas).

referências
John P. Mahaffy, Greek Pictures, drawn by Pen and Pencil, London, The Religious Tract Society, 1890.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 20/07/2019 ← novidades Contato Outras páginas do autor Créditos
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2019