Festival minoico no mar?

-1550/-1450
Afresco policrômico da parede sul da Casa Oeste

Esse afresco, conhecido também por Miniature fresco, decorava a parte superior da parede sul do cômodo principal (quarto 5) da Casa Oeste de Akrotiri, ilha de Tera. A Fig. 0184a mostra a pintura em toda sua extensão.

A cena, bastante complexa, se extende por cerca de 6 metros e compreende uma cena narrativa com três "cidades" e uma frota de sete navios, homens, animais terrestres, golfinhos e paisagens. Embarcações transportam nobres ou dignatários em barcos enfeitados, com mastro, remos e leme bem visíveis entre de uma cidade (?) a outra; golfinhos brincam entre as embarcações... Veja detalhes de cada parte do afresco nas Fig. 0184b-f.

Infindáveis discussões e interpretações dessa cena se seguiram à descoberta do afrescos em 1971/1972. Apesar do nome "expedição naval" popularizado em vários artigos (e.g. Negbi, 1979), a interpretação mais aceita é que se trata de uma espécie de exibição pública da pujança cultural, financeira e militar do poder político local. Um festival naval ou uma cerimônia religiosa, e talvez um pouco das duas coisas (ver discussão em Strasser, p. 6-8).

registro nº0184
proveniênciaAkrotiri, Tera