Círculo tumular A

-1550/-1500
Vista do alto da muralha

O Círculo Tumular A foi descoberto e explorado por por Schliemann[1] em 1876 e dista cerca de 130 metros do Círculo Tumular B, mais antigo, descoberto quase um século mais tarde ao lado do “Túmulo de Clitemnestra” (túmulo-tolo). Na Fig. 0144a, ao fundo, vê-se restos da muralha ciclópica de Micenas e, mais além, uma parte da planície argiva (de Argos).

No interior do Círculo há seis profundos túmulos de poço, dois dos quais estão bem visíveis na foto (o V e o I), e alguns sepultamentos simples datados do Heládico Médio. O túmulo IV é o maior deles, com 6.5 m de largura por 4.1 m de profundidade. Nota-se, pela comparação entre os túmulos de poço do Círculo A com os do Círculo B, estes datados do Heládico Médio, que a estrutura praticamente não mudou de uma fase histórica para a outra.

A maioria dos túmulos está marcada por pesadas estelas de calcáreo, algumas das quais foram esculpidas. Além de um ou mais esqueletos (no total, 19 pessoas esqueletos de homens, mulheres e crianças foram sepultados nos seis túmulos), os túmulos de poço continham numerosas armas, vasos e quilos de joias artisticamente elaboradas, notadamente de ouro. Alguns dos homens tinham o rosto encoberto por máscaras mortuárias, moldadas em relevo em uma única folha de ouro puro.

Veja ilustrações relacionadas em imagines alterae.

registro nº0144
in situMicenas, Argólida
imagemDavida De La Harpe, 11/07/2008
fonte / ©FlickR
licença de usoCC BY-ND 2.0