Eurípides

sæc. ii
Estatueta de mármore com inscrições

Sabe-se que essa pequena estátua de 60 X 45 cm, descoberta no Monte Esquilino (Roma) em 1704, representa o poeta trágico Eurípides (-485/-406) devido a uma inscrição na base.

Os braços foram perdidos; a julgar por outras estátuas conhecidas, no entanto, é provável que em uma das mãos houvesse um papiro ou pergaminho. A cabeça, também perdida, foi restaurada com base no busto do Museu Arqueológico de Nápoles, semelhante ao da Ilum. 0117a.

O poeta está sentado e às suas costas, em relevo e em letras gregas maiúsculas, foram inscritos os títulos de algumas de suas tragédias. O sexto nome da coluna da esquerda, por exemplo, é ΑΝΤΙΓΟΝΗ (Antígone ), uma de suas numerosas tragédias perdidas, e o sétimo nome da coluna da direita é ΜΗΔΕΙΑ (Medeia ), de -431, uma das que chegaram integralmente até nós.

O costume de retratar poetas e outros intelectuais com cabelos longos e despenteados começou logo no início do Período Helenístico. A intenção era, provavelmente, emprestar ao retratado um ar filosófico, próprio de um “sábio distraído”. O busto de mármore de Eurípides (Fig. 0117a), composto postumamente, é o mais antigo dos que chegaram até nós com essas características. Todos os bustos conservados são cópias romanas de um original grego de -340/-330.

registro nº0117
proveniênciaMonte Esquilino, Roma
acervoParis, Museu do Louvre
0117a  Cidade do Vaticano, Museus Vaticanos
nº inventárioMa 343
imagemMarie-Lan Nguyen, 2006
0117a  Marie-Lan Nguyen, 2006
licença de usodomínio público
0117a  domínio público
abreviaturaParis Ma 343