logo
086
0086X

Nereida cavalgando peixe-touro

225/250

Verso de medalhão de ouro da Macedônia romana. Aboukir, Egito

 
0086
Nereida cavalgando peixe-touro / imagem principal
 
0086a
Anverso: Olímpias
AcervoMuseu Arqueológico de TessalônicaInventárioΜΘ 4304ImagemI. Iliadis, M. Skiadaressis e S. Tsavdaroglou, 1981FonteEkdotike Athenon S.A.LicençaAutorizada - só no PortalIluminura0086
Comentários

O verso do medalhão representa uma nereida, mostrada como uma bela jovem que cavalga tranquilamente um touro com cauda de peixe.

Usualmente se vê nereidas no dorso de tritões ou de hipocampos; se não fosse essa inusitada cauda, a imagem poderia representar o rapto de Europa por Zeus metamorfoseado em touro.

Talvez se trate especificamente da nereida Tétis, mãe de Aquiles, o ídolo de Alexandre III da Macedônia. O anverso do medalhão (Ilum. 0086a) é, a propósito, a representação idealizada de Olímpias (gr. Ὀλυμπιάς, c. -375/-316), mãe de Alexandre. Ela é mostrada como uma bela e modesta jovem com diadema e véu sobre a cabeça.

O medalhão, descoberto perto de Alexandria, Egito, é similar a outros encontrados em Tarsos (atual Turquia) e na Macedônia romana. Eles provavelmente foram criados em Roma ou em Veria, Macedônia, para comemorar os jogos atléticos lá celebrados entre 225 e 250 em homenagem a Alexandre III, deificado pelos romanos, e ao imperador Severo Alexandre, que reinou de 222 a 235.