A inscrição de Lavinium

-550/-525
Lâminas de bronze incisas do altar 8 de Lavinium

A estreita placa de bronze de 29 cm com a inscrição foi encontrada perto do Altar VI do Santuário dos XIII Altares em dois pedaços. As palavras, em latim muito arcaico, foram escritas da direita para a esquerda e correspondem a uma dedicatória aos dióscuros, Castor e Polideuces, conhecidos entre os romanos por Castor e Pólux (CIL I2 2833):

CASTOREI PODLOVQVEIQUE QVROIS
Fig. 0018. Reprodução do texto da placa.

A correta interpretação dessas palavras, mistura de caracteres gregos e latinos primitivos, ainda tem muitos problemas. Podlouqueique parece significar ‘para Pólux’ e qurois parece, simplesmente, uma latinização da palavra grega κοῦροι, ‘rapazes’. ‘Aos jovens Castor e Pólux’, possivelmente.

“A inscrição não manifesta qualquer influência etrusca. Em Lavínio os dois heróis foram venerados com características puramente gregas, quase desde o tempo da sua introdução em Roma” (Bloch, 1971). É indubitavelmente excelente exemplo da influência da língua grega sobre o latim do Período Arcaico e é bem provável que essa antiga inscrição latina tenha sido copiada quase diretamente de uma inscrição grega.

Veja uma representação de Castor e Polideuces em imagines alterae.

registro nº0047
proveniênciaPratica di Mare, Itália
acervoRoma, Museu Nacional Romano (Termas de Diocleciano)
imagemDan Diffendale, 12/06/2011
fonte / ©FlickR
licença de usoCC BY-NC-SA 2.0