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O sacrifício de Ifigênia

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Cratera apuliana de figuras vermelhas / Detalhe do Lado A

Pintor da Ilioupersis (próximo do)

 
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Detalhe do Lado A.
 
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Vista panorâmica / Lado A
AcervoLondres, Museu BritânicoInventário1865,0103.21FonteThe Trustees of the The British MuseumLicençaCC BY-NC-SA 4.0Iluminura0003
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Diante do altar, Agamêmnon se prepara para sacrificar Ifigênia, mas ela é substituída por uma corça — ou se transforma em uma. O pintor da cena recorreu à técnica de sobreposição de imagens (corça X Ifigênia) para representar a substituição ou, talvez a metamorfose.

Nos textos gregos que chegaram até nós, como os Cantos Cíprios e as tragédias Ifigênia em Áulis e Ifigênia em Táuris, de Eurípides, a jovem é substituída pela corça.

À distância, acima e à esquerda, Apolo e Ártemis observam, separados por dois bucrânios[1]. Veja na Ilum. 0003a o efeito da cena na visualização global do vaso.

No painel superior há dois grifos em posição heráldica, separados por um ornamento floral.

Notas
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  1. O bucrânio (gr. βουκράνιον) é um ornamento arquitetônico greco-romano inspirado numa cabeça descarnada de boi (Dicionário Aurélio, s.v.)