literatura320 palavras

Téspis

Θέσπις Thespis Tragicus fl. -538/-528

O poeta trágico Téspis, talvez apenas um mito, teria sido o “inventor” da tragédia.

Ele era, talvez, nativo de Icária, demo da Ática associado a rituais dionisíacos. Suas atividades se desenvolveram entre -538 e -528, aproximadamente.

miniaturaA carroça de Téspis

Todas as informações legadas pela Antiguidade, até mesmo o nome, são suspeitas e consideradas muito pouco prováveis pelos estudiosos modernos. É praticamente certo que Téspis não existiu e, consequentemente, não venceu o primeiro concurso de tragédias das Dionísias Urbanas entre -535 e -533.

Algumas tradições contam que ele criou a tragédia[1] e foi o primeiro a utilizar um ator, o protagonista, para interagir com o Coro; Aristófanes informa que suas apresentações envolviam danças, mas essa era possivelmente apenas uma tradição. Téspis percorria as estradas em uma carroça, apresentando-se nas áreas rurais com o rosto pintado de borra de vinho, e teria inventado a máscara trágica para conseguir representar vários personagens.

As obras que levam o nome de Téspis, inclusive a tragédia intitulada Penteu (F 1c), são falsificações de data muito posterior.

As mais importantes são: Suda θ 282; FGrH 239 A 43; Aristófanes, Vespas 1478-81; Temístio, Orações 26.316d; Diógenes Laércio 3.56; Horácio, Arte poética 275-9.

Edições modernas: testemunhos e fragmento disponíveis no TrGF 1.1. Há traduções portuguesas dos testemunhos de Aristófanes, Horácio e Diógenes Laércio.

Téspis teve estátuas antigas dedicadas a ele. Cameleon (c. -350/-275), um dos discípulos de Aristóteles, escreveu um ensaio — hoje perdido —, a seu respeito. Nos últimos séculos, ele se tornou sinônimo do teatro e atores de língua inglesa são frequentemente denominados “tespianos”. E a expressão francesa “chariot de Thespis” está associada, figurativamente, à vida errante.

“Téspis” é também o nome de várias companhias teatrais ou de dança, inclusive no Brasil. Em 1871, William Gilbert e Arthur Sullivan criaram uma opereta burlesca de grande sucesso na qual Téspis era um dos personagens.