Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Sistemas políticos arcaicos

... ainda falta muito!...
MINUTA / ESBOÇO...
r

Tensões de ordem econômica entre aristocracia fundiária, pequenos proprietários, artesãos, comerciantes e outros homens livres emergiram em diversas póleis e geraram grande instabilidade durante os séculos -VII e -VI.

Para conter as crises internas e sedições geradas pela discórdia e pelos confrontos entre as classes sociais, fenômeno que os gregos chamavam de στάσις, mudanças significativas ocorreram em grande parte das póleis. Dois fenômenos, em particular, reduziram nessa época o poder dos aristocratas e aumentaram a participação das demais classes na política e na economia: o estabelecimento de leis escritas e de sistemas políticos oligárquicos, e.g. a tirania, nem sempre instalados e mantidos pela força.

A intensa atividade legislativa arcaica se reflete no aparecimento de inscrições, como a de Drero, Creta (-650/-6000), no advento de legisladores como Pítaco de Mitilene e Sólon de Atenas, e de tiranos como Cípselo e Periandro de Corinto.

[ em andamento... ]

Imprenta

Artigo nº 1104
Esboço preparado em 26/07/2016.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Sistemas políticos arcaicos. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=1104. Consulta: 23/04/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017