Eubeia

Εὔβοια Euboea
página em construção

Eubeia é a maior ilha do Mar Egeu, depois de Creta; fica a leste da Fócida, ao norte da Beócia e a noroeste da Ática, próxima ao continente.

Fig. 0134

Longa e estreita, a Eubeia tem cerca de 180 quilômetros em sua maior extensão e o estreito braço de mar que a separa do continente é chamado de Mar da Eubeia.

O local onde a ilha e o continente estão mais próximos (cerca de 40 metros), o Êuripo, é famoso pelos ventos e pelas rápidas correntes alternadas.

A ilha é bastante montanhosa. A região norte é recoberta de florestas; a região central tem o Monte Dírfis, o mais elevado da ilha (1745 metros); a região sul é montanhosa e inóspita, e seu clima é mais parecido com o das Cíclades do que com o do continente.

Na região central há planícies férteis, mais bem irrigadas pelas chuvas do que as da Beócia e da Ática. A mais famosa delas é a lelantina, situada entre Cálcis e Erétria, as duas mais importantes póleis da ilha.

mapa da planície lelantina
Fig. 0161. Planície lelantina.

Outras comunidades notáveis durante a Antiguidade: Artemísio, perto de onde ocorreu uma célebre batalha naval durante as guerras médicas, Lefkandi e Caristo. Caristo é a cidade natal do célebre médico Diocles de Caristo.