Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Agias / Os retornos

... faltam algumas partes!
EM CONSTRUÇÃO...
c
 
Ágias de Trezena

Retornos (gr. Νόστοι) é um dos poemas cíclicos perdidos, ligado ao ciclo troiano. Acredita-se que foi composto por Agias de Trezena (gr. Ἀγίας, ou talvez Hegias, Ἡγίας), sobre quem nada mais sabemos, e a data usualmente aceita é o final do século -VII. Não há certeza nem sobre a autoria e nem sobre a data do poema.

Dispomos apenas de cinco testemunhos e de 12 pequenos fragmentos. De acordo com o resumo de Proclo e alguns dados do Pseudo-Apolodoro, o plano dos cinco livros do poema é o seguinte:

Livro 1 Após a conquista de Troia, os atridas divergem sobre o caminho de volta. Formam-se vários grupos, um veleja atrás de Agamêmnon e outro, de Menelau. Menelau é desviado por uma tempestade e chega ao Egito. Livro 2 Um grupo com o adivinho Calcas entre eles chega, à pé, a Colofon. Livro 3 O fantasma de Aquiles surge antes da saída de Agamêmnon; Neoptólemo fica mais alguns dias, mas Agamêmnon segue após oferecer um sacrifício e enfrenta uma tempestade. Livro 4 Neoptólemo segue por terra e reencontra Peleu no fim da viagem. Livro 5 Relato da morte de Agamêmnon, da vingança de Orestes e da volta de Menelau.

A história gira, aparentemente, em torno das peripécias dos dois atridas, mas ao longo do relato Agias conta o destino final de vários líderes gregos.

[ texto inacabado... ]

Créditos das ilustrações

i1164Ágias de Trezena → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 1043
iniciado em 08/02/2016.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Agias / Os retornos. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=1043. Consulta: 28/03/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017