Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Rufo de Éfeso

... ainda falta muito!...
MINUTA / ESBOÇO...
r

Rufo de Éfeso (gr. Ῥοῦφος ὁ Ἐφέσιος), médico que viveu em Alexandria e Éfeso no reinado de Trajano (98/117), é um dos mais importantes anatomistas anteriores a Galeno de Pérgamo, talvez um dos mais antigos médicos a abordar, especificamente, o tratamento dos idosos, disciplina atualmente conhecida por Geriatria.

Seguidor de Hipócrates, mas não em tudo, escreveu uma centena de trabalhos sobre várias áreas da medicina, notadamente dietética, patologia, anatomia e semiologia.

Chegaram até nós, em grego: Do nome das partes do corpo humano, Das doenças da bexiga e dos rins, Da satiríase[1] e da gonorreia, e Questões médicas. Outras obras existem apenas na versão árabe ou latina.

O pequeno tratado Questões médicas discute, especificamente, técnicas de anamnese, parte da consulta na qual o médico interroga o doente para obter informações sobre a doença.

[ Em andamento ... ]

Notas

  1. A hipersexualidade é uma condição mental caracterizada por aumento súbito ou extremamente frequente da libido e das atividades sexuais. Antigamente essa condição era denominada satiríase, no homem, e ninfomania, na mulher.

Imprenta

Artigo nº 1029
Esboço preparado em 31/01/2016.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Rufo de Éfeso. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=1029. Consulta: 21/09/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017