Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Abreviaturas e símbolos

 
Erudito trabalhando diante de um globo

Símbolos, abreviaturas e siglas são de uso corrente em livros e artigos da área dos estudos clássicos. Muitos símbolos e sinais foram criados na época dos eruditos alexandrinos, quando os textos gregos começaram a ser editados, analisados e criticados por eles.

Outros foram criados ao longo do tempo simplesmente para simplificar a repetição de termos de uso corrente.

O uso de palavras e expressões latinas abreviadas é uma espécie de tradição que remonta ao Renascimento europeu dos séculos XV e XVI e não há uma padronização obrigatória a ser seguida. A maioria dos autores, assim como o Portal, segue as abreviaturas recomendadas pelo dicionário de Liddell-Scott-Jones (LSJ), para autores e textos gregos, e pelo dicionário de Lewis and Short, para autores latinos. O dois foram criados no século XIX e são reeditados, melhorados e implementados periodicamente.

Em casos não previstos pelas fontes habituais utilizei a abreviatura publicada em pelo menos um artigo ou livro especializado.

Referências

Henry G. Liddel & Robert Scott, revised by H.S. Jones & R. Mckenzie, A Greek-English Lexicon with Supplement, Oxford, Oxford University Press, 1968 (suppl. 1996). Charlton T. Lewis & Charles Short, A new Latin Dictionary, Oxford, Oxford University Press, 1958.

Créditos das ilustrações

i1149Erudito trabalhando diante de um globo → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 1002
publicado em 02/06/2015.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 19/02/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017