Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Mesomedes

... ainda falta muito!...
MINUTA / ESBOÇO...
r

Mesomedes de Creta (gr. Μεσομήδης ὁ Κρής), compositor de música para cítara e poeta lírico, viveu na época dos imperadores Adriano e Antonino Pio, que reinaram respectivamente de 117 a 138, e de 138 a 161.

Certamente viveu algum tempo em Roma, já que era um dos libertos[1] de Adriano e compôs um panegírico em homenagem a Antínoo, favorito do imperador. Após a morte de Adriano, Mesomedes continuou sua carreira no Museu de Alexandria.

Treze poemas de sua autoria, com metros diversificados, chegaram até nós: dois epigramas da Antologia Palatina e outros poemas mais longos. Pelo menos quatro desses poemas estão acompanhados da notação musical e chegaram até nós em partes, através de diversos manuscritos. Os dois mais antigos e mais próximos do arquétipo são o Venetus Marcianus appl. cl. 6.10 (Veneza, Biblioteca de São Marcos) e o Vaticanus Ottobonianus gr. 59 (Biblioteca do Vaticano), ambos dos sæc. XIII/XIV.

Poemas com notação musical: invocações à Musa (que pode não ser de Mesomedes), a Calíope e a Apolo Délio; hinos a Hélio e a Nêmesis.

Editio princeps: Vincenzo Galilei (1581). Edição padrão: Pöhlmann e West (2001).

Não há tradução para o português.

[ em andamento... ]

Notas

  1. Em Roma, os escravos podiam ser eventualmente libertados pelo dono. O libertus se tornava cliente de seu antigo mestre, o patronus. Os libertos tinham quase os mesmos direitos dos cidadãos, mas não podiam concorrer a cargos políticos e nem ao Senado; seu filhos com mulheres livres se tornavam, no entanto, cidadãos romanos de pleno direito.

Imprenta

Artigo nº 0869
Esboço preparado em 12/05/2013.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Mesomedes. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0869. Consulta: 25/05/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017