Ctesíbio de Alexandria

Κτησίβιος Ctesibius
Dois músicosDois músicos

Ctesíbio de Alexandria (gr. Κτησίβιος) era um inventor ou ‘construtor de mecanismos’ (gr. μηχανοποιός) que viveu em Alexandria na época de Ptolomeu Euergetes (-288/-221). Acredita-se que floresceu por volta de -250.

Nada de certo de sabe sobre sua vida. Segundo Ateneu, ele foi inicialmente um simples barbeiro, mas pode se tratar de uma anedota; o mais provável é ter Ctesíbio trabalhado no Museu de Alexandria. Descreveu suas invenções, aparentemente, em um texto chamado Memorabilia e escreveu um tratado sobre o uso do ar comprimido para realizar trabalho mecânico, conhecido por Da Pneumática; nenhum deles chegou até nós.

Ath. 4.75 e 11.97, Plin. HN 7.37, Vitr. De arch. 10.7, Ath. Mech. 29, Ph. passim, Procl. in Euc. 41.

As invenções atribuídas a Ctesíbio são razoavelmente bem conhecidas e foram descritas ou mencionadas por Ateneu, Vitrúvio[1], Fílon de Bizâncio, Proclo e Heron de Alexandria: um espelho ajustável por contrapesos, uma bomba de compressão, um órgão hidráulico (gr. ὕδραυλις) e um relógio de água (clepsidra), cuja exatidão para marcar o tempo só foi ultrapassada no século XVII.