Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

A tecnologia grega antes de Arquimedes

... ainda falta muito!...
MINUTA / ESBOÇO...
r
 
O túnel de Eupalino de Samos

Entre os gregos, as primeiras obras significativas datam do Período Micênico, e.g. os túmulos-tolos[1] e suas abóbadas, as cidades-fortalezas com suas muralhas ciclópicas e os palácios. Os engenheiros micênicos também se destacaram, entre outras coisas, pelo excelente sistema de estradas que ligavam importantes aglomerações urbanas entre si (Micenas, Tirinto, Ásine e Corinto), pelos diques e fossos que controlavam o nível do lago Copais, em volta da cidadela de Gla, na Beócia, e pelos drenos e aquedutos que asseguravam o suprimento de água das fortalezas (Tirinto, Atenas).

Nos Períodos Arcaico e Clássico pode-se mencionar, rapidamente, a construção de um túnel em Samos por volta de -530, para conduzir água através de uma montanha, o gnômon atribuído a Anaximandro de Mileto (-610/-546), a construção do Pireu, porto da cidade de Atenas, do estádio de Delfos e do teatro de Epidauro, com lugares para 14.000 espectadores.

[ texto inacabado... ]

Outras iluminuras

 
Ponte micênica.
 
O teatro de Epidauro.
In situ

Notas

  1. Na Antiguidade Clássica, o tolo (lê-se tólo), do gr. θόλος (pl. θόλοι, lat. sg. tholu), era um edifício circular, às vezes cercado de colunas e utilizado como templo; os arqueólogos, no entanto, usam esse termo para designar estruturas circulares com abóbada. Nas antigas culturas do Mediterrâneo e do Oriente Médio a base das paredes era geralmente de pedra, e ainda há muita discussão quanto à técnica empregada na construção da abóbada. As mais antigas edificações com esse formato são, aparentemente, as da Ásia Ocidental (exemplo ao lado). Em tempo: a forma transliterada tholos deve ser abandonada em favor da forma “tolo”, já dicionarizada (cf. Aurélio s.v.).
    Imagem: Arpachiyah, Turquia, -5000/-4000, planta (E) e reconstituição (D). Esboço de Wilson A. Ribeiro Jr., CC BY-NC-ND 4.0.

Créditos das ilustrações

i1021O túnel de Eupalino de Samos → Ver comentários.
i0983Ponte micênica → Ver comentários.
i0530O teatro de Epidauro → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 0830
Esboço preparado em 10/09/2000.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. A tecnologia grega antes de Arquimedes. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0830. Consulta: 26/09/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017