Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Letó

 
Apolo, Ártemis e Letó

Para os gregos, Letó (gr. Λητώ) era filha do titã Ceos e da titânide Febe, mas foi provavelmente uma divindade ctônica de origem oriental, possivelmente Lícia, mais tarde assimilada pelos gregos.

Letó é mais conhecida por sua aventura com Zeus e por ser a adorada mãe de dois deuses olímpicos, Apolo e Ártemis. Antes disso ela se distraía acompanhando as caçadas de Ártemis e Órion em Creta.

Após sua aventura com Zeus, Letó ficou grávida e foi perseguida pela deusa Hera. Quando estava a ponto de dar à luz, nenhum lugar quis receber a parturiente, com medo da rainha dos deuses. Além disso, Hera retinha sua filha Ilítia, a deusa do parto, no Olimpo. Mas, finalmente, a ilha de Delos concordou em recebê-la e as outras deusas conseguiram aplacar a ciumenta Hera presenteando-a com uma joia.

Ártemis nasceu primeiro e, como boa deusa dos nascimentos, ajudou em seguida a mãe com o parto de Apolo, seu irmão gêmeo...

A deusa esteve envolvida, posteriormente, na morte dos nióbidas (ver em outras partes do Portal) e na morte do gigante Tício (gr. Τίτυος). Hera, para se vingar de Letó, inspirou no gigante Tício grande paixão pela deusa. Ao tentar raptá-la ou violentá-la, Tício foi impedido e morto por Apolo e Ártemis, ou só por Ártemis (Pi. P. 4.90-2).

Representações e culto

Letó, representada como uma senhora, era usualmente reconhecida na iconografia pela proximidade de Apolo e de Ártemis. Cenas com Apolo, Ártemis e Tício são também bastante comuns na cerâmica e em alguns relevos.

Letó tinha culto próprio em diversos locais, porém os mais importantes eram em Creta e em Xantos, na Ásia Menor.

Outras iluminuras

 
O relevo dos deuses, de Brauron.
Museu Arqueológico de Brauron
 
Apolo, Letó, Tício e Ártemis.
 
Pirítoo e Teseu no hades.

Créditos das ilustrações

i0035Apolo, Ártemis e Letó → Ver comentários.
i1017O relevo dos deuses, de Brauron → Ver comentários.
i1011Apolo, Letó, Tício e Ártemis → Ver comentários.
i1171Pirítoo e Teseu no hades → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0817
publicado em 24/01/1999. Atualização: 12/03/2015.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Letó. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0817. Consulta: 22/09/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017