ciências260 palavras

Dioscorides

Πεδάνιος Διοσκορίδης Dioscorides (Dioscurides) Medicus Dsc. c. 40/90
Dioscorides (40/90)Dioscorides (40/90)

Dioscorides, médico e botânico grego, é conhecido notadamente pela obra De materia medica, que exerceu considerável influência na história da medicina e da botânica.

Vida

Dioscorides viveu entre 40 e 90, aproximadamente. Dele só sabemos que era médico do exército romano na época de Nero, que nasceu em Anazarbos (atual Nazarba, Ásia Menor), que foi amigo do médico Árion de Tarso (sæc. I) e que viajou em muitas ocasiões, acompanhando os deslocamentos do exército (Dioscorides 1 arg.).

A julgar pelo que escreveu em De materia medica, ele não seguia nenhuma das tendências médicas da época (metodistas, empiricistas, etc.).

Obras

A obra De materia medica (gr. Περὶ ὕλης ἰατρικῆς, lit. Dos ‘materiais da medicina’) foi escrita possivelmente por volta de 60 (Prioreschi, 1998, p. 239) e sua enorme influência se estendeu pelo menos até o século XVI.

Algumas das plantas mencionadas por Dioscorides estão ainda presentes nas farmacopeias modernas, e talvez mais do que se pensa. O problema é que a identificação de muitas plantas e substâncias mencionadas no tratado é duvidosa e algumas são, ainda, desconhecidas.

Sinopse:

Dioscorides pode ter escrito mais uma obra em 2 livros, Περὶ Εὐπορίστων ou Περὶ ἁπλῶν φαρμάκων (lat. Euporista vel De simplicibus medicinis), ‘Dos medicamentos comuns / simples’.

Uma série de outras obras atribuídas a ele no passado são, no entanto, espúrias, e.g. Alphabetum empiricum, lista alfabética de doenças e medicamentos, assim como outras listas de venenos e plantas medicinais.