Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Zenódoto de Éfeso

 
Tabula Iliaca Capitolina

O gramático[1] e erudito Zenódoto de Éfeso (gr. Ζηνόδοτος) nasceu em Éfeso por volta de -325 e faleceu provavelmente em Alexandria, mais ou menos em -270. Estudou com Filitas de Cós (c. -340/-285), tutor de Ptolomeu II Filadelfo (-309/-246), que em -282 o nomeou primeiro bibliotecário-chefe da Biblioteca de Alexandria.

Zenódoto foi o primeiro editor dos poemas homéricos e parece ter sido ele quem dividiu os dois poemas em 24 livros cada um, identificando os livros da Ilíada com letras maiúsculas (Α, Β, etc.) e os da Odisseia com letras minúsculas (α, β, etc.). Ele comparou os manuscritos disponíveis na Biblioteca, assinalou os versos duvidosos, corrigiu alguns que considerou incorretamente copiados e alterou, ainda, a ordem de alguns versos no poema. Preparou, também, listas de palavras pouco usuais encontradas na Ilíada e na Odisseia.

É provável que tenha escrito, ainda, comentários sobre as obras de Hesíodo, Anacreonte e Píndaro. Nenhum de seus escritos sobreviveu, mas sua influência certamente transparece em todos os manuscritos da Ilíada e da Odisseia que chegaram até nós, assim como em alguns escólios que aparentemente se basearam em suas listas.

A ele é atribuída a Tabula Iliaca, uma tabulação que calcula o número de dias em que a ação da Ilíada se desenvolve. Dispomos de vários fragmentos, alguns deles esculpidos em pedra, e todos datam do Período Greco-romano.

Notas

  1. Os antigos gramáticos (lat. sg. grammaticus), sobre quem Suetônio (c. 69/140) fala extensivamente em sua obra De Grammaticis, não eram “professores de gramática” no sentido mais moderno do termo. A principal atividade desses gramáticos era a explicação dos textos e, consequentemente, estão mais próximo dos “professores de literatura” de nossa época... Os eruditos que estudavam os antigos textos na Biblioteca de Alexandria e em outros centros do saber eram também muitas vezes chamados de “gramáticos”.
    E. Julien, Les Professeurs de littérature de l´ancienne Rome ..., Paris, Delagrave, 1886.

Créditos das ilustrações

i1036Tabula Iliaca Capitolina → Ver comentários.

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0804
publicado em 15/01/2014.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Zenódoto de Éfeso. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0804. Consulta: 22/09/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017