Diógenes de Apolônia

Διογένης Diogenes Apolloniates Phil. Diog. Apoll.
página em construção
Moeda com gorgoneionMoeda com gorgoneion

Filósofo e, possivelmente, médico, floresceu entre -440 e -430, aproximadamente.

Estamos muito pouco informados sobre os fatos de sua vida; sabemos um pouco mais, no entanto, sobre suas ideias.

Zoologia

Diógenes explicava as funções cognitivas do homem (e dos animais) em função do ar, que considerava o elemento básico de tudo. As sensações seriam provocadas pelo ar que, vindo do exterior, se misturava ou apenas agitava o ar existente nos órgaos dos sentidos.

Observou que tanto os homens como os demais seres vivem do ar que respiram e notou que a existência de todas as criaturas vivas segue os mesmos princípios, a despeito das diferenças de forma: "a alma é a mesma", "as criaturas vivem, vêem e ouvem pela mesma coisa" (F 5).

Medicina

Estudou ou, pelo menos, especulou sobre a anatomia das "veias" (vasos sanguíneos)[1], descrevendo sua distribuição no organismo humano, e sobre a reprodução humana. Considerava o sêmen um produto do sangue que continha ar e era, assim, capaz de transmitir sensação e pensamento. Era o ar que, misturado ao sangue e espalhado pelo corpo através dos vasos sanguíneos, produzia o pensamento.

Também discutiu o problema da origem do embrião (contribuição unicamente masculina, ou masculina e feminina?).

Acreditava que o ar era o fator mais importante para a saúde e a doença, e que as doenças podiam ser diagnosticadas pelas "cores" do doente e também através do exame da língua.

Astronomia

Ele comparou os corpos celestes a pedras-pomes incandescentes, talvez pela sua leveza. Para ele os corpos celestes visíveis tinham à sua volta pedras invisíveis que tendiam a cair na Terra, quando então seu fogo se extinguia.

Obras

É provável que tenha escrito pelo menos um livro, que sobreviveu em estado muito fragmentário, graças a Simplício (sæc. VI). Além dos fragmentos, temos alguns importantes testemunhos doxográficos.