Anaxímenes de Mileto

Αναξιμένης Anaximenes Phil. Anaximen.
Terra e LuaTerra e Lua

O terceiro filósofo da escola milesiana, Anaxímenes, fez importantes contribuições à filosofia da natureza e à astronomia.

Anaxímenes de Mileto provavelmente viveu entre -585 e -525; assim como no caso dos demais milesianos, nada sabemos a respeito de sua vida.

Cosmogonia e Meteorologia

Para ele, o princípio constituinte fundamental (gr. ἀρχή) da Natureza era o ar, e a própria alma era constituída de ar. A rarefação ou condensação dessa substância primordial produzia as transformações do mundo e até mesmo o calor e o frio eram determinados por esses fenômenos (frio = condensação; calor = afrouxamento do ar).

Constribuições à Astronomia

Anaxímenes achava que a Terra, o Sol, a Lua e os demais corpos celestes eram planos e flutuavam no ar. Além disso, todos os corpos celestes haviam se originado da Terra e se moviam em torno dela, ideia que prefigura os modelos geocêntricos do sistema solar imaginados por filósofos contemporâneos, como Anaximandro, e posteriores, como Platão e Aristóteles.

Passagens selecionadas

Fragmentos, edições e traduções

Os fragmentos de Anaxímenes e as passagens doxográficas foram reunidas por Mulach (1923) e Diels-Kranz (61951), notadamente; mais prática é a antologia crítica de Kirk, Raven e Schofield (11957, 41994), que existe em tradução portuguesa.

Os fragmentos e a doxografia foram traduzidos para o português por Eudoro de Souza e por Gerd Bornheim, na década de '60. Nessa mesma época, os fragmentos foram também traduzidos por José Cavalcante de Souza e os trechos doxográficos, por Wilson Regis.