Biografia e obra
Acredita-se que o pai de Terpandro se chamava Derdeneu, que nasceu em Antissa, Lesbos e que se estabeleceu em
Esparta, onde fundou (ou introduziu) uma escola
ou sistema musical (gr.
A tradição liga seu nome ao desenvolvimento
do nomo (gr.
Apenas nove fragmentos de sua obra chegaram até nós, todos de autenticidade duvidosa. Nenhum trecho musical sobreviveu e é portanto difícil dizer a exata natureza de sua contribuição à música grega.
Heraclid. Pont. F 157, Pi. F 125, IG 12(5) 444 A34,
Edições e traduções
Os fragmentos estão disponíveis na antiga coletânea de Bergk (Leipzig, 1843) e nas edições de Diehl (Leipzig, 1925), Edmonds (London, 1958), Page (Oxford, 21967) e, mais recentemente, nas de Campbell (1988) e de Gostoli (Roma, 1990).
Em português, a primeira e única tradução de Terpandro que conheço é a do F 6 (da edição de Edmonds), publicada por Maria Helena da Rocha Pereira em 91998.
Notas
- A lira de sete cordas existe desde o II milênio a.C., pelo menos. Dentre as culturas do Mediterrâneo antigo,
conhece-se pelo menos um exemplar da ilha de Creta, representado no sarcófago de Haghia Tríada.Imagem → O sarcófago de Haghia Tríada. - Escólio (gr.
σκόλιον ) é uma canção de melodia simples que os convivas cantavam à mesa, em ordem irregular. O cantor segurava um ramo de mirto, que passava para o cantor seguinte (e.g. Ar. Ach. 980, Ra. 1302 e Pl. Grg. 451e). Não confundir com o ‘escólio’ (gr.σχόλιον ), de sonoridade semelhante e grafia diferente, anotação dos comentadores nas margens dos manuscritos.
Referências
Leitura complementar 


