Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Terpandro

 
O sarcófago de Agia Tríada

Terpandro (gr. Τέρπανδρος), músico e um dos mais antigos expoentes da lírica coral, viveu provavelmente na primeira metade do século -VII e era considerado um inovador tanto da música quanto da poesia (Campbell, 1988).

Credita-se a ele, sem grandes fundamentos históricos, a invenção da lira de sete cordas[1] — mas é possível, no entanto, que ele tenha sido apenas um dos primeiros a reintroduzir na Grécia esse tipo de lira depois da queda do mundo micênico (Lesky, 1995, p. 155-6).

Biografia e obra

Acredita-se que o pai de Terpandro se chamava Derdeneu, que nasceu em Antissa, Lesbos e que se estabeleceu em Esparta, onde fundou (ou introduziu) uma escola ou sistema musical (gr. κατάστασις). Segundo a Suda, descendia de Hesíodo, o que é altamente improvável. Venceu um concurso musical nas Carneias de -676/-672 e é essa a única data mais ou menos certa de que dispomos. Algumas evidências sugerem, no entanto, que viveu entre -700 e -640, aproximadamente.

A tradição liga seu nome ao desenvolvimento do nomo (gr. νόμος), antigo canto consagrado a Apolo (ver Pl. Lg. 700b). Plutarco atribuiu-lhe, ademais, proêmios para cítara em versos épicos (ver hinos homéricos), o desenvolvimento de novos ritmos e a composição de σκόλια (sg. σκόλιον), canções para serem cantadas à mesa[2].

Apenas nove fragmentos de sua obra chegaram até nós, todos de autenticidade duvidosa. Nenhum trecho musical sobreviveu e é portanto difícil dizer a exata natureza de sua contribuição à música grega.

Fontes

Heraclid. Pont. Fr. 157, Pi. Fr. 125, IG 12(5) 444 A34, Ps.-Plu. De Mus. 1132c-1146b, Ath. 635a, Strab. 13.2.4, Clem. Al. Strom. 1.21.131 e 6.11.88, Suid. s.v. Τέρπανδρος.

Edições e traduções

Os fragmentos estão disponíveis na antiga coletânea de Bergk (Leipzig, 1843) e nas edições de Diehl (Leipzig, 1925), Edmonds (London, 1958), Page (Oxford, 21967) e, mais recentemente, nas de Campbell (1988) e de Gostoli (Roma, 1990).

Em português, a primeira e única tradução de Terpandro que conheço é a do Fr. 6 (da edição de Edmonds), publicada por Maria Helena da Rocha Pereira em 91998.

Notas

  1. A lira de sete cordas existe desde o II milênio a.C., pelo menos. Dentre as culturas do Mediterrâneo antigo, conhece-se pelo menos um exemplar da ilha de Creta, representado no sarcófago de Haghia Tríada.
    ImagemO sarcófago de Haghia Tríada.
  2. Escólio (gr. σκόλιον) é uma canção de melodia simples que os convivas cantavam à mesa, em ordem irregular. O cantor segurava um ramo de mirto, que passava para o cantor seguinte (e.g. Ar. Ach. 980, Ra. 1302 e Pl. Grg. 451e). Não confundir com o ‘escólio’ (gr. σχόλιον), de sonoridade semelhante e grafia diferente, anotação dos comentadores nas margens dos manuscritos.

Referências

David A. Campbell, Greek Lyric II, Cambridge and London, Harvard University Press, 1988.

Leitura complementar brpt

Giuliana Ragusa, Lira grega: antologia de poesia arcaica, São Paulo, Hedra, 2013.

Créditos das ilustrações

i0296O sarcófago de Agia Tríada → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 0676
publicado em 15/02/1999. Atualização: 20/12/2009.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Terpandro. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0676. Consulta: 26/04/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017