Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Diógenes Laércio 1.18.1-1.20.1

TRADUÇÃO

No Proêmio de sua obra (os primeiros 21 parágrafos), Diógenes Laércio esboça a origem da filosofia e das principais escolas filosóficas. A passagem a seguir apresenta as divisões da Filosofia, as principais escolas e seus fundadores.

Livro 1

18. As divisões da filosofia são três: Física, Ética e Dialética. A Física ocupa-se do universo e do que há nele; a Ética, da vida e do que se refere a nós; a Dialética, dos argumentos das duas divisões precedentes. Até o tempo de Arquelau, a Física era predominante; a partir de Sócrates, como foi dito, a Ética; e a partir de Zênon de Eleia, a Dialética. Da Ética surgiram dez escolas[1]: A Acadêmica, a Cirenaica, a de Élis, a Megárica, a Cínica, a de Erétria, a Dialética, a Peripatética, a Estoica, a Epicureia.

19. Platão liderou a Academia Antiga; Arquesilau, a Média; Lacides, a Nova; Aristipo, o Cirenaico, a Escola Cirenaica; Fédon de Élis, a de Élis; Euclides de Mégara, a Megárica; Antístenes de Atenas, a Cínica; Menedemo de Erétria, a de Erétria; Clitômaco de Cartago, a Dialética; Aristóteles de Estagira, a Peripatética; Zênon de Cítio, a Estoica; a Epicureia é assim chamada a partir do próprio Epicuro. Hipoboto, no seu Das Escolas[2], disse que as escolas ou sistemas são nove: a primeira é a Megárica; a segunda, a de Erétria; a terceira, a Cirenaica; a quarta, a Epicureia; a quinta, a Anicereana; a sexta, a Teodoreana; a sétima, a de Zeno e dos Estoicos; a oitava, a Academia Antiga; a nona, a Peripatética — sem contar nem a Cínica,

20. nem a de Élis e nem a Dialética. E a Pirrônica também não, pois a maioria a considera obscura. (...)

TEXTO GREGO
a

Notas

  1. Em filosofia, o termo “escola” se aplica a um determinado sistema de princípios filosóficos; seus membros ou seguidores adotam esses princípios ou maneiras de pensar / explicar o Universo. Como essas escolas são escolas de pensamento, nem sempre há um determinado edifício associado a elas. Exceções notáveis foram a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles.
  2. Esse Hipoboto é conhecido apenas pelas citações de Diógenes Laércio.

Imprenta

Artigo nº 0619
publicado em 23/01/2008.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Diógenes Laércio 1.18.1-1.20.1. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0619. Consulta: 26/03/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017