Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

A pintura “neoclássica”

 
Safo no Cabo Lêucade

Na pintura do Renascimento propriamente dito (sæc. XV e XVI), houve um retorno ao equilíbrio das formas clássicas, seguido posteriormente pela exuberância do Barroco (sæc. XVII e XVIII), pela elegância do Neoclassicismo (sæc. XVIII) e pela luminosidade e expressividade do Romantismo (sæc. XIX). Um movimento do fim do século XIX, o dos pré-rafaelitas, notabilizou-se pela idealização da figura feminina, pelas paisagens luxuriantes e pelos temas mitológicos.

Em todos os estilos artísticos dos últimos quinhentos anos floresceram, aliás, a temática mitológica e o nu, quase sempre em moldes semelhantes aos do Período Clássico e do Período Helenístico da arte grega.

Embora naturalismo, realismo e expressionismo estivessem combinados de várias maneiras, uma ou outra dessas características predominou de acordo com o estilo da época.

Os estilos do início do século XX em diante são ditos “contemporâneos”, denominação reducionista, porém consagrada.

Créditos das ilustrações

i0934Safo no Cabo Lêucade → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0532, publicado em 19/06/2004.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. A pintura “neoclássica”. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0532. Consulta: 12/12/2019.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 12/09/2019 ← novidades Contato Outras páginas do autor Créditos
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2019