greciantiga.org
 
ga
a principio ad anno domini 529

Lendo o grego antigo

0828
Lino e Museu, -440/-435.

INIT grego antigo requer, para ser lido na Web e também em editores de texto, fontes politônicas com consoantes, vogais, sinais diacríticos e pontuações característicos da antiga língua grega[1]. As fontes Unicode resolvem satisfatoriamente o problema e, para ler os textos em grego do Portal, basta ter em seu computador a fonte apropriada.

Quem já dispõe de fontes Unicode nativas do sistema, como Lucida Sans Unicode, Palatino Linotype (Windows®) ou Lucida Grande (Mac®), e não quer usar as fontes preconizadas aqui, não precisa instalar nada. Recomendo, no entanto, a instalação de fontes que apresentam o grego antigo com a melhor legibilidade possível.

New Athena Unicode

Para os textos alfabéticos, o Portal Graecia Antiqua utiliza, primariamente, a fonte Unicode "New Athena Unicode", recomendada aos classicistas pela American Philological Association desde dezembro de 2003[2]. Eis uma amostra dos caracteres:

nau [3]

A fonte funciona muito bem em todas as versões do Microsoft Windows® e, naturalmente, no Internet Explorer®, assim como nas versões mais recentes do OS X do Apple Mac®. Não tenho notícias, ainda, de seu funcionamento no Linux, mas ela é perfeitamente legível em navegadores como o Netscape®, Mozilla® e Firefox®, usados nesse sistema operacional.

A fonte New Athena Unicode não tem restrições para a leitura de textos. Para instalar a fonte em seu computador, siga o link:

A fonte instalada permite a leitura de textos em Unicode. Para digitar palavras em grego antigo em editores de texto, consulte a monografia "Digitando em grego antigo".

Outras fontes Unicode

Há diversas outras fontes Unicode capazes de mostrar caracteres gregos antigos, mas nem todas funcionam adequadamente nos Windows anteriores ao Windows 2000 ou em páginas Web. Eis uma pequena lista:

1. Fontes gratuitas freeware (uso livre) ou shareware (é preciso pagar uma pequena taxa):

Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).

2. Fontes da Microsoft®, que vêm com o Windows® e/ou com o Microsoft Office®:

Arial Unicode MS
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Palatino Linotype
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).
Tahoma
Βαρύ ἀπαιδευσία (Θαλῆς).

Algumas das fontes freeware e shareware têm restrições para uso comercial (consulte sempre a página do autor). As fontes da Microsoft® fazem parte dos pacotes comerciais da empresa.

Se você conseguiu visualizar pelo menos uma das linhas em grego sem "quadradinhos", já dispõe de fonte Unicode apropriada instalada em seu computador e os textos em grego do Portal aparecerão em sua tela sem grandes problemas. O Portal só não suporta as fontes CaslonRoman, Chrysanthi e Monospace, que não ficam bem em páginas Web.

Linear B e silabário cipriota

Para os textos escritos em linear B, escrita silábica utilizada entre os séculos -XIV e -XII, ou no silabário cipriota, utilizado em Chipre entre os séculos -XI e -IV, o Portal Graecia Antiqua utiliza a fonte Aegean:

aeg [4]

Para baixar e instalar, siga o link:

A fonte Aegean não tem, por enquanto, os caracteres politônicos. Há outra boa fonte Unicode que tem, além dos sinais da Linear B, quase todos os caracteres alfabéticos politônicos. Verifique como ela aparece em sua tela:

    𐀪 𐀰 𐀷 𐀂 𐀩 𐀋 𐀩 𐀄           Βαρύ ἀπαιδευσία

A fonte Aegean é gratuita. A fonte Code2001 está ainda em testes e a modalidade de uso não está definida. Uma fonte irmã, a Code2000, é shareware.

Notas

  1. O grego moderno é monotônico e recorre a uma quantidade de sinais expressivamente menor que o grego antigo. Fontes para o grego moderno são, portanto, inadequadas para o grego antigo.
  2. Até o final de 2003, o Portal utilizava fontes politônicas não Unicode, como a SPIonic, da Scholars Press, e a LinearB, de Curtis Clark. Ambas estão ainda disponíveis para download no Portal.
  3. "A ignorância é intolerável" (Tales). Frase atribuída ao filósofo Tales de Mileto (c. -625/-545), um dos Sete Sábios da Grécia.
  4. ri-so-wa i-je-re-u (= Ῥισοϝας ἱερεύς): "Risova, o sacerdote" (PY An 218).
  5. [ voltar ]
Referências e bibliografia
s consulte a bibliografia geral da área