Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

A expansão marítima

... ainda falta muito!...
MINUTA / ESBOÇO...
r
 
Distribuição dos dialetos gregos

Durante os séculos -X e -IX, notadamente, diversas correntes migratórias instalaram comunidades gregas a leste da península balcânica e, no início do século -VIII, também a oeste.

A formação da Grécia Asiática

No fim do Período Micênico, entrepostos micênicos na costa ocidental da Ásia Menor e do Levante foram abandonados; alguns deles, nos séculos seguintes, foram reocupados por migrantes oriundos de diversas regiões da Grécia Continental. Os imigrantes instalaram-se, também, em sítios novos, nunca antes ocupados pelos gregos.

A distribuição dos estabelecimentos corresponde, em traços amplos, às três grandes faixas horizontais que mais tarde constituiriam as áreas dialetais gregas, definidas mais nitidamente durante o século -IV. A área mais setentrional é a a Eólia; a do meio, a Jônia; a Dórida ocupa a faixa meridional.

[ em andamento... ]

Créditos das ilustrações

i0721Distribuição dos dialetos gregos → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 0490
Esboço preparado em 01/09/2003.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. A expansão marítima. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0490. Consulta: 23/04/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017