Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Xenofonte / Econômico

O título Econômico (gr. Οἰκονομικός) deriva da palavra οἶκος, utilizada pelos gregos para nomear, entre outras coisas, a residência, o patrimônio familiar e a pátria. O texto, além de ser um tratado sobre a agricultura, faz um grande elogio à vida no campo e aborda outros temas caros ao autor, como a necessidade de ordem e de comando em todas as atividades, inclusive as do lar.

Graças ao relato das responsabilidades domésticas da esposa de um dos personagens, ele é também uma preciosa fonte de informações sobre o estatuto da mulher no início do século -IV.

Embora este seja um dos escritos socráticos de Xenofonte, nele a presença de Sócrates é quase incidental. Nos trechos mais significativos, ele simplesmente relata o que ouviu de Iscômaco, um dos personagens.

Resumo do diálogo

A obra está dividida em 21 livros de pequena extensão e ocupa 84 páginas da edição de Chantraine (1949), na qual se baseia este resumo. Um narrador relata uma conversa que ouviu entre Sócrates e Critóbulo, mas logo Sócrates passa a relatar uma conversa entre ele e Iscômaco, que por sua vez relata conversas que teve com sua esposa...

Personagens: Sócrates, filósofo ateniense; Critóbulo, jovem e rico proprietário de terras; Iscômaco, próspero agricultor ateniense; a esposa de Iscômaco. O narrador é, certamente, o próprio Xenofonte.

No início, o narrador descreve uma conversa entre Sócrates e seu amigo Critóbulo. O filósofo discorre sobre a riqueza e os bens, e que administrar o patrimônio é uma arte como a medicina e a metalurgia. Critóbulo lhe pede para ensinar a melhor forma de administrar seus bens (I-II).

Sócrates diz que a administração do patrimonônio cabe igualmente ao marido e à mulher; especifica que, dentre todas as atividades, a agricultura é uma das mais nes e faz o seu elogio. A seguir, relata o que aprendeu em uma conversa com Iscômaco (III-VI).

Iscômaco conta, por sua vez, como ensinou sua mulher a administrar os afazeres domésticos, os servos da casa, a organizar e arrumar os móveis e utensílios (VII-IX) e a se apresentar sem maquiagem e artifícios (X); a seguir, começa a descrever suas atividades, sua filosofia de vida e a melhor forma de escolher e instruir os servidores (XI-XIV). Discorre, então, sobre os cuidados necessários à agricultura: preparação do solo, semeadura, colheita, plantio de árvores frutíferas e cuidados com as plantações (XV-XX). Finalmente, afirma que a capacidade de comandar é essencial para o bom andamento de várias atividades (XXI).

Manuscritos, edições e traduções

O texto chegou até nós através de alguns manuscritos de qualidade inferior; nenhum deles é muito melhor ou pior do que os outros. Os mais antigos são o Venetus Marcianus 511 (sæc. XIII), da Biblioteca de São Marcos em Veneza, e o Laurentianus LXXXV-9 (sæc. XIII), da Biblioteca Laurenciana de Florença. Um fragmento importante foi também encontrado em um papiro da época do Egito Greco-romano, o Oxyrhynchus II 227.

A editio princeps, embora incompleta, foi publicada em Florença, 1516, por Giunta. Dentre as edições mais recentes, importantes são as de Schneider (1790/1849), de Sauppe (1867-1870), de Dindorf (1875) e de Schenkl (1869-1876); as edições de Marchant (1921), de Chantraine (1946) e de Todd (1979) são as mais acessíveis. Aqui, foi utilizada a edição de Chantraine (o.c.).

A primeira tradução do Econômico para o português é a de Anna Lia Amaral de Almeida Prado, publicada em 1999.

Referências

P. Chantraine, Xénophon. Économique, Paris, Les Belles Lettres, 1949.

Leitura complementar brpt

Anna Lia A. Almeida Prado, Xenofonte. Econômico, São Paulo, Martins Fontes, 1999.

Em outras partes do Portal

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0399
publicado em 11/10/2001.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Xenofonte / Econômico. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0399. Consulta: 22/03/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 19/02/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017