Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

A cerâmica arcaica

 
Animais reais e fantásticos

A decoração dos vasos arcaicos evoluiu de acordo com os seguintes estilos: o geométrico recente, os estilos orientalizantes, o de figuras negras e o de figuras vermelhas. Atenas e Corinto foram os centros mais importantes do período, e é possível identificar alguns ateliês e grupos de artistas mais importantes.

O geométrico recente, característico das primeiras décadas do período, é um desenvolvimento dos estilos geométricos da Idade das Trevas. Representações de homens e animais começaram, no entanto, a ter papel cada vez mais importante na decoração, particularmente em Atenas e nas Cíclades; as figuras se tornaram progressivamente mais elaboradas e policrômicas.

No final do século -VIII, em meio à expansão dos territórios gregos para o leste e o oeste, começa o influxo de motivos decorativos inspirados na arte do Mediterrâneo Oriental, com animais fantásticos e altamente estilizados. As diferenças regionais se acentuam e diversos estilos orientalizantes se desenvolvem; o protocoríntio, o protoático e o da “cabra selvagem” estão entre os mais importantes.

Em Corinto, os pintores de vasos desenvolveram a técnica de “figuras negras” pouco antes de -700, logo adotada e aperfeiçoada pelos artistas atenienses. Nova e revolucionária técnica, a de “figuras vermelhas”, surgiu em Atenas por volta de -530, alguns anos depois de a técnica ateniense de figuras negras atingir o seu auge. No final Período Arcaico, era esse o estilo dominante em todos os territórios gregos.

Créditos das ilustrações

i0314Animais reais e fantásticos → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Imprenta

Artigo nº 0381, publicado em 13/05/2001. Última atualização: 21/01/2019.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. A cerâmica arcaica. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0381. Consulta: 19/02/2019.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 19/02/2019 ← novidades Contato Outras páginas do autor Créditos
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2019