Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Platão / Íon 531a-e

TRADUÇÃO

Este trecho mostra o início do interrogatório através do qual Sócrates conduzirá Íon, por meio dos próprios argumentos e respostas do rapsodo, até a conclusão final.

SÓCRATES   Responde-me: és hábil somente em Homero, ou também em Hesíodo e em Arquíloco? ÍON   De jeito nenhum, somente em Homero, o que a mim parece ser o suficiente. So. E existe assunto sobre o qual Homero e Hesíodo dizem as mesmas coisas? Io. Eu, de minha parte, penso que existem vários assuntos. So. Pois bem, desses assuntos, quem tu interpretarias melhor, Homero ou Hesíodo? Io. Eu interpretaria de modo certamente semelhante, Sócrates, os assuntos sobre os quais eles dizem as mesmas coisas. So. E aquilo sobre o que eles não falam a mesma coisa? Sobre a arte de predizer o futuro, por exemplo, Homero tem algo a dizer, e Hesíodo também. Io.Sem dúvida. So. E então? As coisas que esses dois poetas falam sobre a arte de predizer o futuro, de forma semelhante e também diferente, tu interpretarias melhor, ou um dos bons adivinhos? Io.Um dos adivinhos. So. E se fosses um adivinho, não serias no entanto capaz de interpretar as coisas que estão sendo ditas de forma semelhante, e não saberias como interpretar as coisas diferentes? Io.É evidente que sim. So. Então como é que és hábil em Homero, e não em Hesíodo e em nenhum dos demais poetas? Ou Homero (não) fala a respeito de algumas outras coisas de que precisamente todos os outros poetas falam? Ele não discorreu a respeito da guerra a maior parte do tempo, das relações entre os homens nobres, homens inferiores, homens comuns e artesãos, e das relações dos deuses entre si e com os homens, e sobre as coisas que acontecem no céu e no Hades, e sobre as gerações dos deuses e dos heróis? Não foi a respeito desses mesmos assuntos que Homero fez sua poesia? Io.Dizes a verdade, Sócrates. So. Mas como? Os outros poetas não fizeram poesia com esses mesmos assuntos? Io.Sim, Sócrates, mas não o fizeram do mesmo modo que Homero. So.O quê? Fizeram pior? Io.Sim, realmente muito pior. So.Homero, portanto, fez melhor? Io.Na verdade muito melhor, por Zeus. So. Pois bem, meu querido Íon, quando qualquer pessoa, dentre grande número de outros que estão falando, fala muito bem sobre isso, alguém reconhecerá, sem dúvida, aquele que está falando bem? Io.Afirmo que sim. So. E a mesma pessoa também reconheceria com precisão aquele que está falando mal, ou alguma outra pessoa? Io.A mesma pessoa, sem dúvida. So.Pois bem, essa pessoa é alguém que domina a arte dos números? Io.Sim. So. E então? Quando muitos falam a respeito de que tipo de alimento é saudável, e um deles fala melhor, alguém reconhecerá quem fala melhor, porque fala melhor, e um outro reconhecerá o que fala pior, porque fala pior, ou a mesma pessoa? Io.A mesma, evidentemente.
TEXTO GREGO
a

Imprenta

Artigo nº 0338
publicado em 14/10/2000.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Platão / Íon 531a-e. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0338. Consulta: 23/04/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017