Um ensaio de Ítalo Calvino

Italo Calvino (1923/1985)Italo Calvino (1923/1985)

Este ensaio de Italo Calvino (1923/1985) foi escrito em 1981 e nele o autor percorre, com brilho e acuidade invejáveis, as diversas motivações para a leitura dos textos clássicos.

Não reproduzo o texto na íntegra por respeito aos detentores dos direitos autorais, vou apenas enumerar os quatorze conceitos de livros clássicos arroladas por Calvino, que já dizem muita coisa...

Por que ler os clássicos

  1. Os clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: Estou relendo... e nunca Estou lendo....
  2. Dizem-se clássicos aqueles livros que constituem uma riqueza para quem os tenha lido e amado; mas constituem uma riqueza não menor para quem se reserva a sorte de lê-los pela primeira vez nas melhores condições para apreciá-los.
  3. Os clássicos são livros que exercem uma influência particular quando se impõem como inesquecíveis e também quando se ocultam nas dobras da memória, mimetizando-se como inconsciente coletivo ou individual.
  4. Toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta como a primeira.
  5. Toda primeira leitura de um clássico é na realidade uma releitura.
  6. Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer.
  7. Os clássicos são aqueles livros que chegam até nós trazendo consigo as marcas das leituras que precederam a nossa e atrás de si os traços que deixaram na cultura ou nas culturas que atravessaram (ou mais simplesmente na linguagem ou nos costumes).
  8. Um clássico é uma obra que provoca incessantemente uma nuvem de discursos críticos sobre si, mas continuamente as repele para longe.
  9. Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos.
  10. Chama-se de clássico um livro que se configura como equivalente do universo, à semelhança dos antigos talismãs.
  11. O "seu" clássico é aquele que não pode ser-lhe indiferente e que serve para definir a você próprio em relação e talvez em contraste com ele.
  12. Um clássico é um livro que vem antes de outros clássicos; mas quem leu antes os outros e depois lê aquele, reconhece logo o seu lugar na genealogia.
  13. É clássico aquilo que tende a relegar as atualidades à posição de barulho de fundo, mas ao mesmo tempo não pode prescindir desse barulho de fundo.
  14. É clássico aquilo que persiste como rumor, mesmo onde predomina a atualidade mais incompatível.

Não demore para ler o ensaio completo! Ou melhor, leia o livro todo...