A Influência da antiga cultura grega

Excetas as forças cegas da Natureza, disse Sumner Maine, quanto neste mundo se move é grego na sua origem.
Fernando Pessoa, 1924

A presença da cultura grega é perceptível em quase todas as áreas do conhecimento.

miniaturaBasílica de São Pedro, Roma

Os gregos emergiram dentre as populações estabelecidas na península balcânica por volta de de 2300 aC. e, desde 1400 aC, têm influenciado as civilizações do Mediterrâneo.

Com a conquista macedônica da Grécia em meados do IV aC e a dominação romana em II aC, a civilização grega se espalhou e, em poucos séculos, se tornou a base da cultura Ocidental.

arte Padrões de beleza estabelecidos no Período Clássico ainda hoje guiam os cânones da arte ocidental. Diversos elementos gregos estão presentes, por exemplo, em edificações modernas como o Museu do Ipiranga, em São Paulo. ciências Os gregos foram os primeiros a se se preocupar com explicações racionais para os fatos observados e lançaram os fundamentos de várias ciências. A medicina, por exemplo, ainda é eminentemente grega tanto na forma quanto no método. filosofia Vêm da Grécia muitos conceitos sobre a natureza do Universo e do conhecimento, e sobre a maneira mais sábia de viver. Esses elementos permeiam várias doutrinas religiosas ainda atuantes, dentre elas o cristianismo. história Instituições políticas como a tirania e a democracia, implementadas pelos gregos há 2.500 anos, existem até hoje. língua Devemos aos gregos a representação das vogais dos alfabetos latinos, assim como várias palavras e expressões: “democracia”, “olimpíada”, “amor platônico” etc. miniatura Medeia, de Eurípi-
des
. Cartaz, 1898
literatura Da Grécia vieram quase todos os gêneros literários do Ocidente: a poesia épica, a poesia lírica, a tragédia, a comédia, o romance, a oratória, a sátira... Obras escritas há mais de 20 séculos, como a tragédia Medeia, de Eurípides, são ainda lidas, representadas em teatros ou levadas às telas pelo cinema. mitologia Episódios e narrativas lendárias da antiga Grécia inspiram numerosas obras modernas, e.g. a telenovela brasileira Mandala (1987/1988), que recontou e adaptou o mito de Édipo. música Só documentos musicais bastante fragmentários sobreviveram aos séculos. É uma das poucas contribuições gregas que ainda não podemos dimensionar corretamente. religião Modernos festivais de teatro, de cinema e de música seguem antigos concursos que ocorriam durante festivais religiosos gregos. O mesmo vale para competições atléticas como os jogos olímpicos modernos, revividos no fim do século XIX em moldes muito semelhantes às competições do santuário de Zeus em Olímpia entre 776 aC e 393 dC.