Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO
500 palavras

Fontes tipográficas do Portal

Lato
Fonte para textos latinos, palavras em grego antigo (e.g. Ἀριστοτέλης), cabeçalhos, etc.
Gill Sans MT
Fonte latina para quadros de navegação e alguns cabeçalhos.
Stein Antik Bold
Fonte latina para o título das áreas
New Athena Unicode
Fonte grega alfabética para textos, e.g. θάνατος ἐς τελευτάν.
Aegean
Fonte grega para a escrita linear B, e.g. 𐀞  𐀊  𐀺  𐀚.
Decorated Roman Initials
Fonte para as letras iniciais decoradas, e.g. A G F M.

Para ler ou escrever a maior parte das línguas modernas que utilizam o alfabeto latino, há centenas de fontes tipográficas com dezenas de variações que tornam os caracteres mais ou menos legíveis; para o grego antigo, a quantidade de opções é consideravelmente menor.

A aparência das fontes em desktops, notebooks, tablets, smartphones e folhas impressas muda de acordo com o computador e o aplicativo; escolhi, consequentemente, seis fontes disponíveis em padrão unicode que têm clareza, nitidez e legibilidade adequadas em navegadores da Web.

As seis fontes, armazenadas em meu servidor, são diponibilizadas no navegador dos visitantes através da diretiva CSS3 “@font-face”. Os interessados podem baixar essas fontes através dos links desta página.

Fontes latinas unicode

Para os caracteres das línguas ocidentais modernas e diversas citações em grego antigo, uso a fonte multilíngue Lato, criada em 2010 por Łukasz Dziedzic. A fonte latina Gill Sans, criada em 1926 por Eric Gill, está presente em alguns títulos e quadros. Lato é da família Humanista, sem serifas, de uso livre (SIL Open Font License); Gill Sans é também da família Humanista, sem serifas e linear. Há uma versão da Gill Sans MT (1.01), de data desconhecida, que pode ser utilizada sob uma Gnu General Public Licence.

Em alguns títulos utilizo a fonte decorada e sem serifas Stein Antik Bold 1.0, criada por Manfred Klein em 2003, de uso livre para fins pessoais e não comerciais, conforme nota de seu site.

Nome versão licença Web
Lato 2.0 SIL Open Font License 1.1 LatoFonts.com
Gill Sans MT 1.01 Gnu v. 2 Fontsforweb.com
SteinAntik Bold 1.0 freeware Font Space

Fontes gregas unicode

Além da fonte Lato, para alguns textos em grego clássico e para símbolos métricos uso a fonte New Athena Unicode 4.05, criada em 1984 por George B. Walsh e desenvolvida posteriormente por Jeffrey Rusten e Donald Mastronarde. Com serifas, subtipo transicional, distribuída e recomendada pela American Philological Association, pode ser utilizada livremente mediante open font licence. A versão mais recente é a 5.005, de 07/06/2018.

Para os caracteres, ideogramas e logogramas da escrita linear B e do silabário cipriota, utilizo a fonte Aegean 7.42, criada em 2007 por George Douros, gratuita para uso pessoal e não comercial. A versão mais recente (10.00) data de abril de 2018.

Nome versão licença Web
New Athena Unicode 4.05 open font GreekKeys
Aegean 7.42 freeware Unicode Fonts for Aegean Scripts

Initia

As letras iniciais decoradas (lat. initia) foram desenhadas em 2003 por Dieter Steffmann para a fonte latina decorativa Decorated Roman Initials, freeware.

Nome versão licença Web
Decorated Roman Initials 1.0 freeware 1001 Free Fonts

Em outras partes do Portal

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0315, publicado em 03/05/1998. Última atualização: 08/02/2019.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 10/03/2019 ← novidades Contato Outras páginas do autor Créditos
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2019