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A comédia clássica

 
Tália, a musa da comédia

Ao afirmar que a imitação é parte da natureza humana, Aristóteles (Po. 1448a-b) pontuou que, enquanto a tragédia mostrava os homens melhores do que eram, a comédia (gr. κωμῳδία) imitava mostrando os homens piores do que eles são...

Não se sabe ainda qual a origem exata desse gênero cômico, mas foi sem dúvida em Atenas que as condições políticas, econômicas e sociais favoreceram seu pleno desenvolvimento. As representações cômicas em Atenas começaram oficialmente nas Dionísias Urbanas de -486, porém cenas pintadas em vasos mostram que elas já existiam bem antes disso.

De acordo com o formato dramático, tema e algumas características da comicidade, são reconhecíveis três etapas de desenvolvimento do drama cômico em Atenas: a comédia antiga (gr. ἀρχαία) e a comédia intermediária (gr. μέση), do Período Clássico, e a comédia nova (gr. νέα) helenística. Note-se que essas divisões são um tanto artificiais, pois alguns poetas da comédia antiga também criaram comédias nitidamente intermediárias, assim como poetas da comédia intermediária escreveram tragédias novas.

Comédia antiga

A mais antiga comédia completa que chegou até nós, da autoria de Aristófanes, data de -425, e a mais recente, do mesmo autor, data de -405. Isso significa que, embora cronologicamente a fase antiga da comédia ática tenha durado de -486 a -380, só a conhecemos razoavelmente em suas décadas finais, durante a Guerra do Peloponeso (-431/-404).

A comédia antiga se caracterizava pela sátira direta aos políticos do momento, aos cidadãos proeminentes e às instituições da cidade. Eram notáveis, ainda, os temas fantásticos, as paródias de episódios mitológicos e a caracterização extravagante do coro. Havia também uma parte característica da representação, a parábase, situada mais ou menos no meio da peça, quando o coro suspendia parcialmente a ilusão dramática e se dirigia diretamente ao público.

Aristófanes é o único poeta da comédia antiga de quem temos dramas completos; mas sabemos o nome e algumas coisas da obra de muitos outros, mais antigos ou contemporâneos dele, graças a recentes descobertas papirológicas ou a pequenas passagens conservadas por outros autores da Antiguidade.

As características das duas últimas comédias de Aristófanes, representadas entre -400 e -388, sinalizam o esgotamento da comédia antiga e o início de nova fase, intitulada comédia intermediária e que se estendeu de -404 a -321, aproximadamente.

Cômicos do Período Clássico

Os eruditos alexandrinos elaboraram uma lista canônica dos mais importantes poetas cômicos do Período Clássico: Epicarmo, Cratino, Êupolis, Aristófanes, Ferécrates, Crates e Platão Cômico, da comédia antiga; Antífanes e Aléxis de Túrios da comédia intermediária.

Sobre Aristófanes falaremos em sinopse específica; os demais poetas da comédia antiga e da comédia intermediária, cuja obra só conhecemos através de fragmentos, serão sumariamente discutidos nas outras duas monografias sobre a comédia clássica.

Créditos das ilustrações

i0204Tália, a musa da comédia → Ver comentários.

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Artigo nº 0255
publicado em 20/02/2000.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
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RIBEIRO JR., W.A. A comédia clássica. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0255. Consulta: 17/06/2018.
 
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