Obras diversas da Idade das trevas

-1100 a -750

Além da cerâmica, dos vestígios arquitetônicos e da escultura em pequena escala, praticamente nenhuma outra manifestação artística da Idade das Trevas chegou até os nossos dias.

Esculturas e objetos de terracota

As mais antigas figuras esculpidas ou modeladas que conhecemos são todas primitivas, pequenas e de barro, mas indicam que um pouco das técnicas artesanais do período micênico sobreviveram. A maioria dos exemplares conhecidos são de Creta e eram em geral oferendas votivas ou tumulares, de fundo religioso.

miniaturaTrípode de terracota, sæc. -XI

Vasos encontrados no continente, nas ilhas e em Chipre, datados do século -IX em diante, tinham o corpo, as alças e/ou tampas modeladas com formas de animais e muitos eram também decorados com motivos protogeométricos e geométricos.

A mais impressionante escultura de terracota da Idade das Trevas, o famoso centauro de Lefkandi, é decorado com motivos protogeométricos, assim como outros objetos.

Trabalhos em pedra e metal

Algumas joias moldadas com formas e desenhos extremamente simples, datadas dos séculos -IX e -VIII, foram descobertas em Atenas, em Creta e nas Cíclades.

Em Olímpia, cujo santuário remonta à Idade das Trevas, foram encontrados grandes vasos moldados em bronze, com três pés, semelhantes às trípodes citadas por Homero (e.g. Ilíada 9.122).

miniaturaTrípode de bronze, sæc. -X

Nesse tipo de peça a bacia era martelada e os pés e alças, em anel e às vezes com figuras de animais, eram fundidos separadamente e depois unidos a ela.

As primeiras esculturas de pedra, pequeninas, datam do século -VIII, e só dispomos de alguns exemplares fragmentários encontrados em Creta.

Somente na transição da Idade das Trevas para o Período Arcaico surgiram as primeiras estatuetas de bronze. A forma e estilo, no entanto, ainda eram semelhantes aos das primitivas estatuetas de barro e às figuras geométricas desenhadas nos vasos.

De ferro, restaram apenas algumas armas e alguns poucos objetos utilitários.