Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Obras diversas da Idade das trevas

 
Fíbula com espiral dupla

Além da cerâmica, dos vestígios arquitetônicos e da escultura em pequena escala, praticamente nenhuma outra manifestação artística da Idade das Trevas chegou até os nossos dias.

Esculturas em terracota

As mais antigas figuras esculpidas ou modeladas que conhecemos são todas primitivas, pequenas e de barro, mas indicam que um pouco das técnicas artesanais do período micênico sobreviveram. Quase todos os exemplares são de Creta e eram em geral oferendas votivas ou tumulares, de fundo religioso.

Vasos encontrados no continente, nas ilhas e em Chipre, datados do século -IX em diante, tinham alças e tampas modeladas com formas de animais. Além disso, eram decorados com motivos protogeométricos e geométricos.

A mais impressiva escultura em terracota da Idade das Trevas é o famoso centauro de Lefkandi, também decorado com motivos geométricos.

Trabalhos em pedra e metal

Algumas joias moldadas com formas e desenhos extremamente simples, datadas dos séculos -IX e -VIII, foram descobertas em Creta e nas Cíclades.

Em Olímpia, cujo santuário remonta à Idade das Trevas, foram encontrados grandes vasos moldados em bronze, com três pés — as trípodes citadas por Homero (Il. 9.122, por exemplo) —. A bacia era martelada, e os pés e alças em anel (às vezes com figuras de animais) eram fundidos.

As primeiras esculturas de pedra, pequeninas, datam do século -VIII, e só dispomos de alguns exemplares fragmentários encontrados em Creta.

Somente na transição da Idade das Trevas para o Período Arcaico surgiram as primeiras estatuetas de bronze. A forma e estilo, no entanto, ainda eram semelhantes aos das primitivas estatuetas de barro e às figuras geométricas desenhadas nos vasos.

De ferro, restaram apenas algumas armas e alguns poucos objetos utilitários.

Outras iluminuras

 
Cavalinho de brinquedo.
Atenas, Museu Arqueológico do Cerâmico

Créditos das ilustrações

i0513Fíbula com espiral dupla → Ver comentários.
i1161Cavalinho de brinquedo → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Imprenta

Artigo nº 0240
publicado em 05/02/2000.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Obras diversas da Idade das trevas. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0240. Consulta: 17/12/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 10/11/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017