greciantiga.org
 
ga
a principio ad anno domini 529

Instrumentos musicais

0938
Alceu e Safo, c. -470.

INITepois da voz humana, o primeiro de todos instrumentos musicais, parece que o mais antigo instrumento do Egeu é um assobio de osso descoberto em Creta e datado de -3700/-3600.

No início da Idade do Bronze já existiam o aulos e a harpa, a julgar pelas estatuetas retratando músicos, notadamente nas Cíclades. Devido à grande difusão dos artefatos cicládicos nessa época, é provável que as populações contemporâneas de todo o Egeu conhecessem esse tipo de instrumento já em -2500. Na Grécia Continental, a mais antiga representação de um instrumento musical é uma antiga lira, presente no afresco do "tocador de lira", encontrado no palácio micênico de Pilos (Englianos, -1300/-1200).

Para os antigos gregos o uso de instrumentos era parte essencial de todos os cultos religiosos e comemorações cívicas. Durante o Período Arcaico, a voz do cantor ou do declamador tinha sempre acompanhamento musical, da mesma forma que os coros trágicos durante o Período Clássico.

Os principais instrumentos musicais gregos podem ser agrupados em duas grandes famílias: a do aulos, instrumento de sopro, e a da lira, instrumento de cordas. Sua difusão na vida grega pode ser inferida a partir da cerâmica: um em cada dez vasos contém a pintura de um instrumento musical.

Outros instrumentos, como a harpa, os tamborins e os címbalos, tiveram presença menos marcante na cultura grega.

Referências e bibliografia
s consulte a bibliografia geral da área