Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Platão / Fedro 270c-d

TRADUÇÃO

Neste trecho do diálogo platônico, Sócrates menciona o médico Hipócrates de Cós e suas ideias. A tradução, efetuada anos atrás, foi revista para publicação nos Textos Hipocráticos (o.c.).

SÓCRATES  E a natureza da alma, então crês que é possível compreendê-la adequadamente sem (compreender) a natureza do todo? FEDRO  Se devemos efetivamente acreditar em Hipócrates, da família dos asclepíades, nada (se compreende) a respeito do corpo sem esse método[1]. So.E ele, meu amigo, tem razão. É necessário, porém, em relação a Hipócrates, examinar (nosso) argumento de perto e observar se ele está de acordo. Fe.Eu acho que sim. So.Observa, portanto, o que dizem sobre a natureza Hipócrates e também o argumento verdadeiro. Não é desse modo que se deve pensar a respeito da natureza de qualquer coisa? Primeiro, é simples ou complexa a arte que pretendemos praticar e que (pretendemos) tornar outras pessoas capazes (de praticar)? Depois, se ela for simples, verificar qual a sua força, para quais ações ela foi criada ou que coisas atuarão nela e, se ela tiver muitos aspectos, tendo-os contado, observar para cada um deles o que (se observa) para um único — para qual ação ele foi criado ou o que atuará nele?
TEXTO GREGO
a

Notas

  1. A palavra grega μέθοδος, usualmente traduzida por ‘método’, se refere formalmente a um “conjunto de procedimentos empregados para se atingir um fim”. Embora presente em textos filosóficos desde Platão, a palavra iria adquirir o sentido pleno de “caminho racional utilizado pelo espírito para chegar ao conhecimento ou à demonstração da verdade” somente no século XVII, a partir de estudos desenvolvidos por René Descartes em seu Discurso do Método (1637).

Referências

Wilson A. Ribeiro Jr., Hipócrates, in Henrique F. Cairus & _______, Textos hipocráticos - O doente, o médico e a doença, Rio de Janeiro, Fiocruz, 2005, p. 21-2.

Imprenta

Artigo nº 0216
publicado em 30/10/1999. Atualização: 11/09/2005.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Platão / Fedro 270c-d. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0216. Consulta: 24/04/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017