Estilo submicênico
Entre -1100 e -1050 surgiram na Grécia Continental os vasos de estilo submicênico que, em Creta, é chamado de subminoico.
A decoração, reduzida a um mínimo de faixas claras e poucas linhas onduladas, feitas inteiramente à mão livre, pode ser considerada uma degeneração do exuberante estilo micênico dos séculos precedentes.
Estilo protogeométrico
Em -1050 apareceu, primeiramente em Atenas, um estilo diferente e mais elaborado, o
protogeométrico. A decoração protogeométrica logo se difundiu para as outras
regiões gregas e durou, pelo menos em Atenas, até
A decoração de linhas, ondulações e faixas, além de arcos, semicírculos, ziguezagues e triângulos, era efetuada de forma precisa com o auxílio de múltiplos pincéis ou compassos. Caracteristicamente, a decoração protogeométrica não ocupava toda a superfície do vaso.
Esse estilo também não é totalmente novo, pois os arcos e semicírculos são padrões florais estilizados que remontam aos tempos micênicos.
Estilo geométrico
O estilo geométrico apareceu por volta de
A decoração geométrica típica tomava praticamente toda a superfície dos vasos e se caracterizava pela grande variedade de padrões repetitivos, como linhas onduladas, ziguezagues, losangos e triângulos. Círculos e arcos se tornaram progressivamente mais raros, e logo apareceram as primeiras e mais simples representações abstratas de animais, também em padrões repetitivos.
Somente um século depois da fase geométrica, aproximadamentes, cenas narrativas com representação de homens, animais e deuses iria dominar a arte grega.
Créditos das ilustrações
Em outras partes do Portal
Imprenta
publicado em 03/06/1999.