Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

A cerâmica da Idade das trevas

 
Vaso protogeométrico com linhas onduladas

A decoração dos vasos seguiu, sucessivamente, os estilos submicênico, protogeométrico e geométrico. O mais importante e duradouro desses estilos, sem dúvida, foi o estilo geométrico.

Estilo submicênico

Entre -1100 e -1050 surgiram na Grécia Continental os vasos de estilo submicênico que, em Creta, é chamado de subminoico.

A decoração, reduzida a um mínimo de faixas claras e poucas linhas onduladas, feitas inteiramente à mão livre, pode ser considerada uma degeneração do exuberante estilo micênico dos séculos precedentes.

Estilo protogeométrico

Em -1050 apareceu, primeiramente em Atenas, um estilo diferente e mais elaborado, o protogeométrico. A decoração protogeométrica logo se difundiu para as outras regiões gregas e durou, pelo menos em Atenas, até -900.

A decoração de linhas, ondulações e faixas, além de arcos, semicírculos, ziguezagues e triângulos, era efetuada de forma precisa com o auxílio de múltiplos pincéis ou compassos. Caracteristicamente, a decoração protogeométrica não ocupava toda a superfície do vaso.

Esse estilo também não é totalmente novo, pois os arcos e semicírculos são padrões florais estilizados que remontam aos tempos micênicos.

Estilo geométrico

O estilo geométrico apareceu por volta de -900 em Atenas, difundiu-se posteriormente para o resto do continente e, mais tarde, atingiu também Creta e as Cíclades. Entre -900 e -750, mais ou menos, o estilo geométrico passou por duas fases, a "antiga" (-900 a -850) e a "média" (-850 a -760).

A decoração geométrica típica tomava praticamente toda a superfície dos vasos e se caracterizava pela grande variedade de padrões repetitivos, como linhas onduladas, ziguezagues, losangos e triângulos. Círculos e arcos se tornaram progressivamente mais raros, e logo apareceram as primeiras e mais simples representações abstratas de animais, também em padrões repetitivos.

Somente um século depois da fase geométrica, aproximadamentes, cenas narrativas com representação de homens, animais e deuses iria dominar a arte grega.

Créditos das ilustrações

i0102Vaso protogeométrico com linhas onduladas → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Imprenta

Artigo nº 0163
publicado em 03/06/1999.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. A cerâmica da Idade das trevas. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0163. Consulta: 24/06/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017