Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Origens da lírica

 
Cena de komos com dançarinos

A combinação entre poesia, música e dança é muito antiga na Grécia e se perde nos tempos mais recuados da cultura mediterrânea. Afrescos cretenses já mostravam rapazes e moças dançando em rituais antes de -1400, e uma pintura do palácio micênico de Pilos, datada de -1200, mostra um poeta e sua lira.

Vários exemplos existem, também, na Ilíada de Homero, que reflete tradições orais anteriores ao século -VII. Há muita controvérsia ainda quanto à datação do mais antigo poema lírico[1], mas uma data por volta da metade do século -VII é, aparentemente, a mais razoável.

A poesia épica de Homero exaltava os valores heroicos e aristocráticos, e era cantada somente para os aristocratas; em Hesíodo, a poesia épica é dirigida a um público menos seleto e pretende não apenas entreter, mas também aconselhar e instruir. Com a poesia lírica, os sentimentos pessoais e a realidade substituem os valores homéricos; e os extensos poemas dão lugar a canções curtas e de entretenimento.

Inicialmente, a poesia lírica era sempre acompanhada de música e dança. Os instrumentos mais usados eram a lira (daí a denominação "lírica"), o aulos e a cítara. Somente no final do Período Arcaico alguns tipos de poesia passaram a ser lidos ou declamados sem música e dança.

Notas

  1. Quem era precisamente o poeta lírico mais antigo era questão controvertida já na Antiguidade. Calino de Éfeso viveu por volta de -660 e as atividades de Arquíloco de Paros podem ser situadas em -648, aproximadamente; Tirteu de Esparta, ligado às guerras entre Esparta e Messênia, viveu na segunda metade do século -VII. Devido à proximidade entre as datas e às incertezas da cronologia do alto Período Arcaico, no momento não é possível determinar qual deles é o mais antigo.

Créditos das ilustrações

i0596Cena de komos com dançarinos → Ver comentários.

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0077
publicado em 19/11/1998.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Origens da lírica. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0077. Consulta: 17/11/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 10/11/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017