arte170 palavras

As formas artísticas

-1550 / -30

Os gregos criaram, ao longo de sua história, as mais variadas formas de arte, desde as mais simples, como as moedas, até as verdadeiramente monumentais, como templos, estátuas em tamanho natural e maravilhosos relevos.

miniaturaO vaso François

Muitas obras se perderam graças a sucessivos terremotos, incêndios, demolições, guerras e saques, em diversas épocas. Além das inevitáveis perdas acidentais, houve também destruição intencional, como o caso dos monumentos demolidos para a reutilização do mármore em construções e o das estátuas de ouro e bronze derretidas para aproveitamento do metal.

Chegaram aos nossos dias, apesar de tudo, fragmentos mais ou menos completos de várias estátuas e relevos, as ruínas dos templos e grande quantidade de vasos de cerâmica.

Através da recuperação de numerosas cópias romanas de originais gregos perdidos foi possível, além disso, reconstituir pelo menos em parte as principais características artísticas de diversos escultores e pintores.

De outras formas de arte, notadamente a arte portátil (joias, moedas, pinturas em painel, objetos e ornamentos diversos), infelizmente, pouca coisa restou.