Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Atreu vs. Tieste

 
Exposição do bebê Egisto

Atreu (gr. Ἀτρεύς), filho de Pélops e Hipodâmia, casou-se com Aérope, neta do rei Minos de Creta, e gerou dois filhos, Agamêmnon e Menelau. Seu irmão Tieste (gr. Θυέστης) se tornou amante da cunhada, mas o intenso ódio entre Atreu e Tieste começou efetivamente durante a disputa pelo trono de Micenas, vago após a morte de Euristeu.

O trono tinha de ser atribuído a um filho de Pélops por força de um oráculo. Atreu encontrara em seu rebanho um cordeiro com velo de ouro e o guardava em segredo. Tieste, ciente disso graças a Aérope, propôs que venceria a disputa quem apresentasse um velo de ouro. Atreu naturalmente concordou, mas foi Tieste quem apresentou o velo de ouro, roubado do irmão com a ajuda de Aérope.

Os deuses, porém, protegiam Atreu. Orientado por Hermes, a mando de Zeus, propôs que Tieste lhe entregasse o cetro caso fosse capaz de alterar o curso do sol, que até então caminhava do Ocidente para o Oriente. Tieste concordou e Zeus fez com que o nascer sol, a partir desse dia, ocorresse no Leste e o ocaso, no Oeste, como em nossa época. Atreu, obviamente favorecido pelas divindades, tornou-se rei inconteste de Micenas.

Aérope foi lançada ao mar e Tieste, banido. Posteriormente, fingindo querer reconciliar-se, Atreu convidou-o a voltar. Em um banquete, serviu a Tieste pedaços dos três filhos que ele tivera com uma ninfa e, após revelar a natureza da iguaria que havia comido, expulsou-o novamente. Durante o exílio, em obediência a um oráculo, Tieste uniu-se à própria filha, Pelopeia, e gerou Egisto (gr. Αἴγισθος).

Pelopeia se casou mais tarde com Atreu e Egisto, criado pelo tio, pensava ser filho do próprio Atreu. Quando tornou-se adulto, foi encarregado de matar Tieste, porém Egisto descobriu o ardil, matou Atreu e colocou seu verdadeiro pai no trono de Micenas.

Anos depois, quando Agamêmnon, filho de Atreu, era rei de Micenas e estava longe, em Troia, Egisto tornou-se amante de Clitemnestra, esposa de Agamêmnon, e juntos conspiraram contra ele.

Créditos das ilustrações

i1016Exposição do bebê Egisto → Ver comentários.

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0056
publicado em 19/06/1998. Atualização: 08/05/2013.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Atreu vs. Tieste. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0056. Consulta: 22/06/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017