Eurípides / Ifigênia em Áulis: música

E. IA 785-95c. -250

Esta reconstituição corresponde aos versos 784-794 de um dos cantos corais — mais precisamente o 2º estásimo — da Ἰφιγένεια ἡ ἐν Αὐλίδι, 'Ifigênia em Áulis', tragédia de Eurípides representada pela primeira vez em -405, pouco depois da morte do poeta.

Melodia on-line

O trecho tem 2'49" de duração e os arquivos estão nos formatos MP3 e OGG, adequados para navegadores com HTML 5. A qualidade do som dependerá dos recursos de áudio do seu computador.

Fonte

A "partitura" encontra-se no papiro 510 da Biblioteca de Leyde, Holanda, e data aproximadamente de -250. Seu autor pode ter sido o próprio Eurípides ou um compositor mais recente.

O papiro está muito mutilado e há alguns sinais instrumentais de difícil análise; da notação musical restaram apenas vestígios. A reconstrução artística apresentada aqui foi encontrada anos atrás em uma página Web já desativada, sem qualquer informação adicional; acredito, porém, que foi efetuada pela professora Annie Bélis, diretora do Ensemble Kérylos, e apresentada na França em um programa de rádio.